sábado, 13 de abril de 2024

Cagece realiza intervenção na avenida Paulo Maia para melhorias no abastecimento de água de Juazeiro

Nesta segunda-feira (2), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inicia a instalação de novas redes de distribuição de água na Avenida Paulo Maia, ao lado do Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte. A obra faz parte do projeto de implantação dos Distritos de Medição de Controle (DMCs) e tem como objetivo otimizar o abastecimento hídrico do município, além de promover maior controle e redução de perdas na distribuição de água da região.

O trecho ficará interditado e o fluxo do trânsito deve seguir normalmente também pela Avenida Paulo Maia, após o semáforo. Um dos diferenciais do projeto é a utilização do Método Não Destrutivo, que permite que as obras ocorram com menor impacto nas vias. Quando finalizadas, as obras beneficiarão cerca de 500 mil pessoas, incluindo a população flutuante.

O engenheiro fiscal de obras, David Macedo explica que a obra prevê a instalação de uma caixa para implantar uma válvula redutora de pressão. “O objetivo dessa válvula é controlar a pressão que chega no abastecimento do bairro, e assim evitar vazamentos. Esse equipamento que mede e controla a pressão será instalado em todos os DMCs”.

Projeto completo

O projeto tem investimento de R$ 115 milhões e até o momento já incorporou 80% da nova rede de distribuição no município, sendo 141 km, incluindo rede, adutora e subadutora, além da realização de 3.000 ligações domiciliares. Ao todo, serão implantados 20 DMCs e 14 poços garantindo o abastecimento de água de forma contínua.

A nova rede já foi instalada na Avenida Castelo Branco, Avenida Maceió, Rua Beata Maria de Araújo, Avenida Salgueiro, dentre outras e ainda passará pelas avenidas Ailton Gomes, Carlos Cruz, Leão Sampaio e Paulo Maia.  Além dos poços, dois reservatórios estão sendo construídos na sede da Cagece, em Juazeiro do Norte, juntos, totalizam um aporte 25 mil m³, a obra deve ser finalizada em dezembro deste ano.

Outros Posts