segunda-feira, 27 de maio de 2024

Cagece: obras para a universalização são iniciadas no Cariri

Com a conclusão da operação assistida, as ações e obras da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cagece e a Ambiental Ceará estão em andamento na região do Cariri com objetivo de universalizar os serviços de esgotamento sanitário até 2033. Até o último dia 4 de julho, a Ambiental Ceará, empresa responsável pela operação, realizou projetos nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha e segue em planejamento para o início das obras em outros 4 municípios da região.

De acordo com o Diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, a PPP tem como objetivo “equacionar um problema histórico do Ceará, do Brasil” e no Cariri, a meta é que a região seja corretamente atendida com sistema de esgotamento sanitário. “Não é mais possível que a gente persista com esse erro histórico de não fazermos a coleta adequada dos resíduos, dos dejetos, dos esgotos que inferem as cidades e poluem os rios e os riachos e causam doenças”, pontuou o diretor.

O Superintendente de Gestão de Parcerias, Carlos Rossas, reforçou que até o final do ano o cronograma de universalização deverá ser entregue. A partir do Novo Marco Legal do Saneamento, a Cagece vai além do que a lei exige, – 90% até 2033 – estabelecendo meta de 95% da universalização até 2040.

Primeiras ações realizadas:

Em Juazeiro do Norte foi construída estrutura para interligar o Condomínio JK – Empreendimentos, neste. A obra tem previsão de conclusão para esta semana Mais de 700 pessoas deverão ser atendidas com esta obra. Após a finalização desta obra, será realizado o remanejamento e otimização da tubulação de esgoto da Av. José Bezerra.

Já no município de Barbalha, foram construídos aproximadamente 770 metros de rede coletora de esgoto, que vai atender cerca de 5 mil pessoas no bairro Malvinas. A obra teve início na Rua 22 e atualmente está na Rua 18.

Santana do Cariri, Farias Brito e Nova Olinda estão em fase de finalização de projeto executivo para dar início às obras. Em Missão Velha, o início das obras de esgotamento iniciam a partir do dia 19 de julho.

Investimento e Retorno

O montante de investimento total para a região do Cariri é de R$ 783 milhões, com isso, a Cagece ampliará o sistema de esgotamento sanitário de seis municípios da região.

O Cariri faz parte do bloco 1 da Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto junto a outras 11 cidades da parte sul da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no projeto que elevará para 90% o percentual de atendimento de esgotamento sanitário em 2033. Somente no Cariri, cerca de 342 mil pessoas serão beneficiadas.

Além disso, os desdobramentos da obra devem gerar emprego e renda de forma direta para a região do Cariri com prioridade para contratação de mão de obra local.

Outros Posts