terça-feira, 05 de março de 2024

Cagece alerta sobre cuidados com a rede de esgoto durante o Carnaval

Para curtir a folia e garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário durante o feriado de Carnaval, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recomenda alguns cuidados que devem ser tomados para evitar obstruções e extravasamentos de esgoto nas vias.

A principal recomendação é não descartar resíduos sólidos na rede coletora de esgoto. Materiais como latinhas, embalagens de comida e preservativos devem ser descartados em lixeiras, priorizando o sistema de coleta seletiva.

O descarte incorreto de lixo pode ocasionar em obstruções e extravasamento na rede. Somente no ano passado, a Cagece retirou cerca de 15 mil toneladas de materiais impróprios das redes coletoras em Fortaleza.

As águas pluviais também não podem ser destinadas para o sistema de esgoto, e sim para o sistema de drenagem, conhecidos como bocas de lobo ou bueiros que geralmente ficam à beira das calçadas e são de responsabilidade das prefeituras.

É importante ressaltar ainda que as tampas dos poços de visita só devem ser manuseadas por técnicos da companhia, que são capacitados para realizar manutenções.

Outros Posts