terça-feira, 05 de março de 2024

BPMA da PMCE recolhe três fósseis em pedreiras da cidade de Nova Olinda

Mais fósseis foram recolhidos pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A ação aconteceu na terça-feira (18), na cidade de Nova Olinda. Foram três fósseis, sendo dois de peixe e um de planta.

Por volta das 9h30, durante ação de fiscalização preventiva e ostensiva em pedreiras na região, os militares do BPMA – que já haviam realizado ação de conscientização nos referidos locais a fim de evitar o comércio ilegal dos fósseis – recolheram os três fósseis, os quais foram espontaneamente entregues pelos funcionários.

Você sabia?
Os fósseis são oriundos de matéria orgânica, como restos de animais e/ou plantas, que ficam preservadas ao longo de muitos anos na superfície terrestre. Eles são encontrados em diversas superfícies, com destaque para as rochas formadas por processos geológicos sedimentares.

A formação dos fósseis acontece pela atuação de processos naturais, com destaque para as condições climáticas globais e as estruturas morfológicas dos seres vivos.

O processo de fossilização é fundamental para entender a lógica de preservação do possível resto de animal e/ou vegetal e, ainda, iniciar a datação da idade desse fóssil.

Sua importância se dá pelo registro histórico e biológico do conjunto de seres vivos que habitou o planeta em tempos remotos.

Outros Posts