A pesquisa de mercado BTG-Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial com 59%, e seu adversário Fernando Haddad (PT), com 41%. Os dados foram colhidos entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa é feita por telefone e entrevistou dois mil eleitores com idade a partir de 16 anos nos 27 estados da federação. Neste cenário, brancos e nulos somam 11%. Entre jovens de 16 a 24 anos, Haddad vence por 46% a 41%. Entre os que têm ensino superior, Bolsonaro vence por 63% a 25%.
Considerando os votos brancos, nulos e o número de indecisos, Bolsonaro tem o apoio de 51% do eleitorado e Fernando Haddad (PT), aparece com 35% das intenções. Brancos e nulos são 5%. Já os que disseram que não votariam em ninguém somam 6%. Não sabem ou não responderam 3%.
De todos os perfis avaliados, o candidato petista só venceria em três: os eleitores do Nordeste, os que ganham até 1 salário mínimo e os jovens com idade entre 16 e 24 anos.
A pesquisa também traz a decisão de voto dos eleitores. Entre quem vota em Bolsonaro, 94% afirmam que a decisão é definitiva, já entre quem vota em Haddad, 89% não devem mudar o voto. 76% dos que dizem votar em nenhum ou ninguém, e 69% dos que responderam branco ou nulo não devem alterar a decisão. A média de voto definitivo é de 90%.
O levantamento mediu, ainda, a rejeição dos candidatos: Haddad é rejeitado por 54% da população e Bolsonaro por 38%.