terça-feira, 16 de abril de 2024

Biblioteca Municipal Padre Agostinho Mascarenhas firma parceria com curso de Biblioteconomia da UFCA para realização do projeto Mundos Imaginários

O Centro de Educação Infantil (CEI) Maria das Graças recepcionou nesta segunda (02) os estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e um corpo de colaboradores da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), para a execução do projeto Mundos Imaginários. A ação foi articulada pela Biblioteca Municipal Padre Agostinho Mascarenhas, com o intuito de instigar o hábito da leitura entre o público infanto Juvenil.

Através de dinâmicas em grupo, os estudantes puderam assimilar a importância do hábito da leitura. Processos pedagógicos como estes são essenciais para incentivar o comportamento desde a tenra idade, já que eles obtêm grande efetividade em desmistificá-lo.

“Esse projeto promove a cultura educacional e o desenvolvimento cognitivo e lúdico por  meio da contação de histórias. Além de promover um ambiente de escuta e diálogo, fomentando a interação entre os alunos. Reforça o trabalho em equipe e a socialização.” afirmou a bibliotecária Isabel Leal.

De acordo com a 4° edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, 44% da população brasileira não lê. Para melhorar essa estatística, dinâmicas como as do projeto Mundo Imaginário acabam ganhando cada vez mais importância.

A ação faz parte da avaliação em duas etapas da disciplina de “Serviços de informação”, do  curso de Biblioteconomia da UFCA. A segunda parte ocorrerá ainda na próxima semana no CEI Maria das Graças, no dia 09 de Outubro.

Outros Posts