quarta-feira, 22 de maio de 2024

Betolândia ganha nova Unidade Básica de Saúde

A Unidade Básica de Saúde Betolândia II (UBS) foi inaugurada nesta segunda-feira, 13. O prédio, que tem a meta de atender cerca de 3 mil pessoas da localidade, é o segundo a ser entregue à população, em menos de 1 ano. A UBS leva o nome de Enoque Sebastião de Figueiredo, agricultor e natural de Brejo Santo, que residiu por décadas na zona rural de Juazeiro do Norte, hoje conhecida como Vila Figueiredo.

Com 14 salas, a Unidade ofertará planejamento familiar, pré-natal, consultas médicas, imunização, exames preventivos e testes rápidos. Atendimento odontológico, consultas em enfermagem e distribuição de preservativos e contraceptivos também estão inclusos no serviço. Para Izete da Silva, dona de casa, a nova unidade facilitará a vida dos moradores. “Vai ser bom porque aqui é perto de casa, antes era um galpão. Agora está tudo novo”, comemora.

A UBS possui equipe completa de Atenção Primária com agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, 2 agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, enfermeira, médico e auxiliar de farmácia. O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Segundo Andrea Landim, secretária da pasta, o bairro receber duas UBS em menos de 12 meses é uma resposta à demanda dos moradores. “Estamos felizes em poder entregar esse prédio novo. A população estava sendo atendida em um local que não proporcionava tanto conforto. E agora temos médico, enfermeira, dentista, sala de triagem, consultórios novos, ou seja, tudo o que é necessário para um atendimento humanizado”.

Após 10 anos atendendo em um lugar inadequado, a equipe de profissionais que atuará na Unidade contará com salas climatizadas e mobiliário novo. A UBS é dividida em recepção, triagem, ambulatório, sala de administração de medicamentos, farmácia, sala de educação em saúde e consultório de enfermagem.

Há, ainda, o consultório médico, consultório odontológico, escovódromo, consultório da equipe multiprofissional e sala de prevenção e sala de vacinas. Além disso, o prédio conta com uma copa, sala de esterilização, expurgo, depósito para material de limpeza, banheiros para o público geral e banheiros para funcionários. Segundo Noésia Piancó, enfermeira, a entrega é um avanço na qualidade de trabalho dos profissionais. “Toda a equipe está eufórica com esse nosso espaço, vamos ter equipamentos novos e toda estrrutura necessária que antes não tinhamos”, celebra.

Outros Posts