Começa nesta terça-feira (5), na Escola dos Saberes de Barbalha (ESBA), o II Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais, com o tema “Territórios, Culturas e Contemporaneidades”. O evento vai até o dia 9 de junho, e reunirá pesquisadores, mestres e brincantes em busca da promoção da cultura do povo sertanejo.
Esta edição do simpósio busca colaborar com debates e elaboração de documentos que possam contribuir com a elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional sustentável. Neste sentido, o Simpósio atua como um fator de fortalecimento da preservação da cultura imaterial e material sertaneja, promovendo o diálogo entre a materialidade do mundo e a sua subjetividade.
O evento é realizado pelo Geopark Araripe, Universidade Regional do Cariri (Urca), Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan) e pelo Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães. E este ano, conta com uma novidade: o Palco Sonoro da URCA, projeto da Pró-Reitoria de Extensão, que contempla e apoia artistas locais. A programação completa pode ser acessada aqui.
Atrações Palco Sonoro
Terça-feira (5 de junho) – Panticola e Cassaco de Couro, Luciano Brayner;
Quarta-feira (6 de junho) – Irmandade Rap, Sol na Macambira;
Quinta-feira (7 de junho) – Regilanio Ferreira, Cultuarte, João do Crato;
Sexta-feira (8 de junho) – Cariri Choramingando, Agora Voe, Nazirê;
Sábado (9 de junho) – Nuverse Ney Alencar, Algarobas