quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Barbalha promove diversas atividades em alusão à campanha Outubro Rosa

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a secretaria de Saúde tem realizado diversas ações ao longo deste Outubro Rosa.

Ao longo do mês, as Unidades de Saúde de Barbalha têm realizado ações educativas e serviços de prevenção e diagnóstico. A programação conta com palestras, rodas de conversas e realização do exame preventivo Papanicolau.

“Nossas equipes de Saúde da Família estão realizando diversos momentos com as comunidades com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de se cuidar. Orientando sobre o exame clínico das mamas, direcionando cuidados mais específicos voltados para mulheres em faixa-etária de maior risco, solicitando mamografias e ultrassonografias de mamas. Aproveitamos o momento também para ampliar e estimular a realização do exame de prevenção do câncer de colo do útero”, disse o Coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Barbalha, Antônio Eclésio.

A Enfermeira Darcilene destacou a preocupação de algumas mulheres para realização do exame preventivo. “O exame é simples, não doloroso. Você, mulher, que tem medo, vergonha ou desconhecimento sobre o exame, procure uma das unidades de saúde, converse com nossos profissionais . É importante ter conhecimento da relevância de realizar os exames preventivos para evitar a oncologia”, destacou.

Atendimento

As unidades de saúde do município contam com uma programação especial sobre o Outubro Rosa. Além da realização de palestras, a Secretaria de Saúde tem ofertado a realização de exames de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

A oferta de exames de mamografias e ultrassonografias de mamas está sendo feita em parceria com as clínicas do município. O encaminhamento é realizado pela própria Secretaria de Saúde. A indicação acontece, sobretudo, para o rastreamento de mulheres acima de 40 anos, mulheres com histórico familiar ou com queixa de sintomas mamários.

Outros Posts