segunda-feira, 15 de julho de 2024

Barbalha: Programa Criança Feliz promove palestra de conscientização sobre o Autismo

Dando continuidade às ações do Abril Azul, mês de conscientização da inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, através do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, realizou na manhã de hoje, (12), no CEU’s, palestra com o tema: “Falando Sobre Autismo”, com a pediatra neonatologista, Dra.Lilianny Medeiros Pereira. Participaram da ação, famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e Mais Infância, da zona rural e urbana.

Na palestra foi oferecido dicas práticas para os pais, que podem aprender a identificar sinais de autismo em crianças pequenas e também receberam orientações sobre como lidar com as dificuldades comuns enfrentadas por essas crianças, como problemas de comunicação, comportamento e interação social. A Coordenadora do Programa, Patrícia Almeida, frisou sobre a importância da conscientização sobre o Autismo. “Promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, é, sem sombras de dúvidas, importantíssimo, principalmente neste mês, Abril Azul”, disse a coordenadora.

Para a Dra. Lilyanny Medeiros Pereira – Pediatra, Neonatologista e professora universitária, foi um momento valioso para ajudar a conscientizar a sociedade sobre o autismo, combater o preconceito e promover a inclusão social das pessoas com TEA. “Foi um momento muito rico. Falar sobre desenvolvimento infantil, autismo e diagnóstico precoce para pais e familiares de crianças além de conscientizar, desmistifica dúvidas dos pais sobre o assunto”, disse a médica.

Outros Posts