segunda-feira, 15 de julho de 2024

Barbalha oferta exames citopatológicos nas UBS neste sábado (18)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbalha estarão abertas neste sábado (18), das 8h às 11h30, para atendimento exclusivo de exames citopatológicos. A ação  é uma campanha de caráter preventivo para realização do exame de rastreamento do câncer do colo do útero destinada às mulheres entre 25 e 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância do exame na prevenção de câncer de colo de útero. O exame citopatológico é um teste feito para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nerilane Lopes, a ação contará com atendimentos noturno. “Esse mutirão é uma ação voltada para mulheres com realização de exames preventivos, onde será realizado coleta de material do colo do útero, que é rápido e indolor, que podem evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas e malignas e também de acolhida. Além deste sábado, haverá coleta de exames nos dias 23 e 30 de março com horário de atendimento noturno nos postos de saúde do nosso municipio”, disse.

De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dias 23 e 30 de março, os atendimentos ocorrerão com horário especial. Nas UBS’s da Zona Urbana o atendimento ocorrerá das 17h às 20h e nas Unidades da Zona Rural, o horário será das 16h às 19h.

Outros Posts