domingo, 26 de maio de 2024

Barbalha oferece exame de espirometria em parceria com Programa Abraçar

A Secretaria de Saúde está realizando mutirão de exames de espirometria, também conhecida como Prova de Função Pulmonar. A iniciativa, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa Abraçar, visa auxiliar no tratamento de pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

A Enfermeira Jaqueline Dorta explica que a espirometria é um procedimento não invasivo, sendo essencial para avaliar a capacidade respiratória e auxilia no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica. “É importante destacar para população que esse é um tipo de exame não invasivo. Utilizamos o espirômetro, equipamento que mede a quantidade de ar nos pulmões, ao inspirar e expirar, e a velocidade com que esse processo é realizado. Esse exame é importante para o diagnóstico de alergias e doenças respiratórias”, explicou.

Vale ressaltar que a espirometria é considerada o exame padrão ouro para realizar o diagnóstico de DPOC, como enfisema e bronquite crônica. Após a realização do exame, o paciente recebe o resultado em até 24h.

De acordo com a Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Natana Kelly, o exame será oferecido mensalmente. “Os exames irão acontecer nesta quarta (03) e quinta-feira (04), no período da manhã e tarde. Serão 20 vagas em cada turno, totalizando 80 exames neste mês.  Importante salientar que todos os meses estaremos ofertando esse tipo de exame [espirometria] no Centro de Especialidade e Diagnóstico”, pontuou Natana.

Outros Posts