terça-feira, 05 de março de 2024

Barbalha comemora o primeiro ano do projeto Mais infância

O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Barbalha comemoraram o primeiro ano do projeto Mais Infância, o evento que aconteceu na última segunda-feira (10), e contou com a presença do Prefeito da cidade Guilherme Sampaio, do Deputado Estadual Fernando Santana, da Secretária Onelia Santana e dos Secretários executivos, Caio Cavalcante e Paulo Guedes. Houve a entrega dos certificados e dos kits de todos os formandos, que terminam o curso e já saem com os equipamentos de trabalho. Na ocasião, foram entregues 900 certificados e kits aos alunos.

O Programa Mais Infância faz uma transferência de renda que visa romper o ciclo da pobreza, diminuir a desigualdade social e auxiliar nas necessidades básicas de alimentação, saúde e lazer, o programa foi idealizado pela primeira-dama do estado, Onélia Leite Santana, administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH).

Foi a primeira unidade no interior do Estado e a terceira do segmento implantada no Ceará. O equipamento conta com uma área de abrangência com alcance de 9 bairros do município e tem capacidade para atender até 800 pessoas de forma mensal, em diferentes cursos e oficinas, contemplando desde a infância até a terceira idade.

Além de diversas oficinas de esporte, arte e cultura, o Complexo oferece cursos como informática básica, software de edição de texto, marketing digital, robótica, gastronomia, design de sobrancelhas, camareiro de hotel, fotografia, cabeleireiro unissex, manicure e pedicure e auxiliar de eletricista.

O Complexo de Barbalha foi nomeado em homenagem a Romara Maria Santana de Macedo Vasques, assistente social e barbalhense, que trabalhou por muitos anos no antigo prédio do CSU, desempenhando um trabalho importante de atendimento socioassistencial às famílias da região e arredores. Infelizmente, Romara foi uma das milhares de vítimas do vírus da Covid-19.

 

*Por Juliete Fechine, com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts