Aproveitando a importante data do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, cerca de 800 mulheres se reuniram no Engenho Tupinambá, em Barbalha, na 2ª edição do Maior Encontro de Mulheres do Cariri. Foi um momento de compartilhamento de histórias de vida, de experiências e segredos para o sucesso, principalmente para o mundo do empreendedorismo feminino. O evento foi promovido pela Falcioni Consultoria, da empresária caririense Marília Falcioni.


A bailarina Ana Botafogo palestrou com o tema “O segredo do sucesso da maior bailarina do Brasil”. Ela contou um pouco da sua trajetória e revelou como venceu as dificuldades na vida profissional e pessoal.
Confira a entrevista com Ana Botafogo:
Ana, você foi convidada para contar o segredo desse sucesso. E queremos saber, qual é o segredo?
O segredo não tem uma fórmula, mas é muito trabalho e disciplina, que a vida da bailarina desde criança sempre nos dá e que a gente leva pra vida. Talvez o segredo seja determinação, disciplina e muito trabalho.
Qual a sensação de está participando desse evento?
Estou muito feliz de vir para cá. É a minha primeira vez aqui no Cariri, nesse mega evento. Achei que era muito menor (o evento), e estou surpresa como está linda essa plateia. Estou ansiosa para entrar e tenho muito para contar. Quem tem 40 anos de profissão sempre tem muita história para contar.
E em relação a cidade, deu tempo de conhecer algo?
Muito rapidamente. Fui lá ver o Padre Cícero e foi muito bom. No caminho eu fui conhecendo um pouco da cidade, das praças, igrejas… e achei bem bonito. Fiquei imaginando como deve ser nas festas do Padre Cícero, nas festas importantes da cidade… essa cidade deve realmente ferver. E é muito bom quando a gente sabe que ferve por uma crença, por uma fé, porque isso também une o povo.
Pretende voltar mais vezes aqui para a região?
Sim, já estou querendo marcar a minha próxima vez. Dessa vez eu vim muito rápido, mas quem sabe da próxima eu não consiga passar mais alguns dias aqui. Vamos torcer. Me disseram que quem toma a água do Cariri volta, então já estou voltando (risos).
Tem alguma mensagem que você queira dizer para as mulheres?
Eu sempre digo para as mulheres, que todos os dias são nossos dias. Então, que sejam vocês, que contem suas histórias, porque nós mulheres vivemos também das histórias de nossas companheiras. É assim que a gente cresce, aprende com as outras em volta da gente. Sejam vocês e sejam felizes.


Outra convidada da noite foi a Michelle Sampaio, graduada e pós graduada nas áreas de Automação Industrial e Administração de Empresas. Estreando em sua primeira palestra, ela partilhou sua história e como superou os obstáculos físicos e emocionais.


Logo em seguida, um bate papo divertido com a Professora Lindaura Pinheiro e Demostênia Rodrigues, diretora do Hospital Regional do Cariri, sobre “Mulheres no Poder”.


Para encerrar a noite, o público pode apreciar uma apresentação cheia de amor das artistas Maria Gomide e da sua filha, Ana, de apenas quatro anos, que fazem parte da companhia Carroça de Mamulengos. A garotinha vestiu-se de bailarina e dançou como tal para homenagear à Ana Botafogo, encantando a todos. Num momento único, as duas chegaram a dançar juntas no palco.

