segunda-feira, 15 de julho de 2024

Autoconhecimento é uma chave para se obter saúde psíquica e do organismo

No mundo atual está cada vez mais evidente a necessidade de se buscar conexões com si próprio em busca de encontrar explicações e sentidos para a vida. Para isso, alguns métodos e ferramentas têm caído nas graças das pessoas que estão em busca de desvendar os mistérios da formação de sua personalidade com o objetivo de, inclusive, superar algumas dificuldades ou traumas que tiveram origem ao longo de suas vidas, principalmente na infância.

Entre as ferramentas para o autoconhecimento está o desenvolvimento da inteligência emocional, como capacidade para o indivíduo lidar com as próprias emoções, utilizando-as em benefício próprio.

E para auxiliar nesse processo, uma tipologia de personalidade tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo. O eneagrama tem sido utilizado para tornar as pessoas aptas a solucionar e transformar para melhor o sentido da vida individual e coletiva.

De acordo com o Psicólogo Roberto Brito, o autoconhecimento é uma chave, inclusive, para   que o ser humano, em busca de desvendar os caminhos de sua personalidade, passe a ter uma melhor saúde mental e, consequentemente, física.

“A pessoa se conhecendo, pode-se libertar de alguns papéis e padrões de comportamento repetitivos ou mecânicos que levem ao adoecimento psíquico. Hoje já se sabe que 90% das doenças têm um fundo emocional e são psicossomáticas. Ao  se conhecer, vai podendo evitar que aquele sentimento que está há muito tempo guardado, possa se manifestar como uma doença psicológica como a depressão, pânico ou fobias, e doenças físicas, como gastrite, enxaqueca, inclusive o câncer. No entanto, quanto mais a pessoa desenvolve novas habilidades e novos potenciais que estão dentro dela, mais saúde psíquica ela desenvolve”, explica o psicólogo.

Curso oferece autoconhecimento através do Eneagrama

Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o Eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo. É essa riqueza de possibilidades que explica a presença do Eneagrama em diversas tradições antigas, do pensamento grego de Pitágoras e Platão às filosofias herméticas e gnósticas, passando pelo judaísmo, cristianismo e islamismo.

Roberto Brito, que também é professor, vai ministrar um curso sobre esta técnica. A ideia é abrir as possibilidades para o participante promover o autoconhecimento através da utilização da ferramenta.

De acordo com o professor, o curso oportuniza ao participante se autoconhecer, e assim desenvolver a compreensão de si e o entendimento em coletividade, através da descoberta do seu próprio tipo de personalidade.

As aulas acontecerão aos sábados, nos dias 04 e 18 de março de 2023, no auditório da Faculdade Cecap em Juazeiro do Norte. Com duração de 20h, as inscrições são limitadas e custam apenas R$ 100,00, com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito. O curso fará um passeio sobre as origens da técnica, a importância dela no desenvolvimento do autoconhecimento e como aplicá-la.

Outros Posts