Uma escola pública no Bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, interrompeu as aulas nesta quarta-feira (7), devido ao mau cheiro vindo de um terreno baldio que fica em frente ao imóvel. Segundo pais de alunos, pelo menos quatro crianças passaram mal e duas delas desmaiaram por causa do forte odor que se instalou na escola.
Uma mulher, que preferiu não ser identificada, comentou que pessoas despejavam restos de animais mortos no terreno. Desde a terça-feira (6), as aulas precisaram ser interrompidas e os alunos tiveram de sair mais cedo. Os estudantes do turno da manhã foram liberados às 9h nesta quarta. “O mau cheiro vai para todas as salas de aula, é insuportável. Alunos chegaram a desmaiar por conta do mau cheiro”, comentou.
A dona de casa Maria Graciane, que também é mãe de um estudante, falou que o filho passou mal dentro do colégio. Ela conta que o terreno está aberto e coberto de lixo há mais de um ano.
O terreno baldio fica em frente à Escola Municipal Professora Irene de Souza, no Bairro Planalto Ayrton Senna. Além do lixo e do matagal, o local tem um esgoto a céu aberto.


Limpeza
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a direção da escola solicitou à Regional V a limpeza do terreno.
A Secretaria Regional V comunicou que uma equipe de limpeza foi enviada ao local para realizar a retirado do lixo e a limpeza do terreno. A previsão é o trabalho de limpeza seja concluído até a quinta-feira (8).
Volta às aulas
Sobre o retorno das aulas, a Secretaria da Educação salientou que as atividades na escola deverão retornar somente quando o problema for solucionado.
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) foi comunicada e está apurando quem é o proprietário do terreno. A agência disse que o dono do imóvel poderá ser notificado devido ao abandono.