Um tema frequente nas sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte são as deficiências na execução da limpeza urbana, como por exemplo a falta de capinação e o não cumprimento do cronograma de coleta de lixo em alguns trechos da cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) esclarece em nota que tem “agido objetivamente para que os pontuais problemas de limpeza pública sejam sanados”, indicando que tem dialogado junto à empresa responsável pelos serviços para que as atividades, hoje deficitárias, retornem ao campo da regularidade o mais rápido possível.
A Semasp salienta que o período chuvoso favorece o crescimento acelerado do mato e a proliferação de ervas daninhas, fazendo com que a capinação precise ser repetida em menor tempo do que o habitual. Em virtude disso, estão sendo articuladas atividades extras.
No que diz respeito à coleta de lixo deficitária, a Secretaria afirma que está trabalhando para normalizar as ações nesse setor o mais breve possível e faz um apelo para que a população coloque os resíduos para serem recolhidos somente nos dias exatos de coleta. Quando o lixo é colocado na rua muito tempo antes do caminhão passar pelo local, existe a chance das sacolas serem rasgadas por animais e seu conteúdo ficar espalhado pela calçada sujando a via pública.