Enfim, após 11 anos, a justiça deu ganho de causa para o Icasa na ação contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A ação chegou em trânsito e julgado em nove de setembro e o verdão do Cariri espera a execução da dívida para resolver diversos problemas financeiros de gestões passadas. Ainda não se sabe quanto, como e quando o Icasa receberá este valor milionário.
Entenda o caso
O Icasa entrou com uma ação contra a CBF em 2014 por não ter disputado a série “A” do campeonato Brasileiro de futebol, visto que em 2013, na série “B”, terminou a competição na 5ª colocação e o 4º colocado, o Figueirense-SC, atuou com um jogador irregular, mas não perdeu seus pontos. Se tivesse perdido, o Icasa garantia o acesso à divisão de elite do futebol nacional. Com provas e com o reconhecimento do erro por parte da CBF o Icasa foi buscar na justiça seus direitos. O Icasa venceu todas as fases do processo, que chegou ao fim neste mês de setembro.
Próximos passos
No momento acontece uma períxia para saber o valor total da dívida do Icasa e quanto o time deve receber por esta ação. Na década passada, diversos atletas, empresas, clubes, ex-funcionários, entraram na justiça combrando direitos trabalhistas do verdão do Cariri, além de débitos com o FGTS e a Receita Federal. Boa parte do valor que o verdão receberá será para quitar suas dívidas. Ainda não tem este valor exato, nem quando e como o Icasa receberá.
Com o fim a perícia, que foi solicitada pela justiça do Rio de Janeiro, que toma de conta do caso, o levantamento será apresentado e o Icasa ficará mais próximo de saber quanto receberá e resolver todos os seus débitos. Vale ressaltar que de todo o valor da causa, 30% será destinado para honorários dos advogados de defesa do Icasa.
Posição da diretoria
Em entrevista com o presidente do Icasa, Celso Pontes, ele afirmou que está feliz com o fim do processo, mas que nada está resolvido e que este montante já tem um destino. O principal objetivo deste valor é resolver o passivo do Icasa e que o time consiga ficar com algum valor para reestruturar o seu centro de treinamentos e ter condições de montar um time competitivo para deixar a série “B” do estadual.
Torcida
Amargurada com mais um ano na segunda divisão do estadual, a torcida do alviverde de Juazeiro do Norte espera dias melhores e se animou com a notícia que finalmente o tive venceu a CBF. Com este fato, a massa renovou sua confiança em dias melhores.