terça-feira, 15 de julho de 2025

Ancelotti sobre times brasileiros na Copa do Mundo: “Provaram que podem competir com os melhores”

O treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, exaltou a participação dos times brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Ele destacou que as campanhas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras confirmam que as equipes do país estão à altura da elite europeia.

“O Fluminense fez uma ótima campanha, chegando às semifinais, e o Botafogo venceu o PSG, mas Palmeiras e Flamengo também provaram que podem competir com os melhores times europeus”, disse Ancelotti, que assistiu in loco, no domingo (13), ao título do Chelsea sobre o PSG, junto ao presidente da CBF, Samir Xaud, do coordenador executivo geral de Seleções, Rodrigo Caetano, e do coordenador técnico Juan Santos.

Do ponto de vista individual, o técnico da Amarelinha elogiou o desempenho de alguns atletas brasileiros.

“Os jogadores brasileiros jogaram muito bem. Acho que, individualmente, o Estevão jogou muito bem, o João Pedro foi importante na semifinal e na final, o Andrey Santos foi importante para o Chelsea… E o Militão voltou e será importante para a Seleção no ano que vem”, pontuou.

Em uma análise sobre o nível de jogo de todos os clubes participantes, Ancelotti explicou que as altas temperaturas nos Estados Unidos foram determinantes para o futebol apresentado.

“Foi uma Copa do Mundo fortemente influenciada pelo clima extremamente quente. Por esse motivo, não houve jogos de grande intensidade física”, comentou.

“Taticamente, não houve nenhuma novidade. As partidas foram fortemente influenciadas pelo ritmo de jogo, que não foi muito intenso. A boa organização defensiva prevaleceu sobre a qualidade individual dos jogadores”, completou.

O italiano também parabenizou o Chelsea pelo título e afirmou que a conquista foi “merecida”.

“O Chelsea mereceu pela consistência demonstrada ao longo do torneio. Exibiu jovens jogadores de grande qualidade, como Palmer e João Pedro”, concluiu.

Brasil na Copa do Mundo de Clubes

Na primeira edição do torneio, o Fluminense teve o melhor resultado entre os clubes brasileiros, chegando às semifinais. No caminho, por exemplo, eliminou nas oitavas a Inter de Milão, finalista da última Champions League, antes de ser superado pelo campeão, Chelsea.

A equipe inglesa chegou a ser derrotada na fase de grupos pelo Flamengo, cuja trajetória foi encerrada nas oitavas, com o revés para o Bayern de Munique.

Já o Palmeiras avançou até as quartas e também teve o Chelsea como algoz, em um confronto decidido na reta final. Antes, o chaveamento posicionou o duelo entre o Alviverde e o Botafogo. Apesar da despedida nas oitavas, o Glorioso fez uma campanha notável, com destaque para a vitória sobre o PSG, finalista da Copa do Mundo de Clubes e atual vencedor da Champions League.

Outros Posts