quarta-feira, 29 de maio de 2024

AMAJU realiza cadastramento de borracharias

Nesta semana, a Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final (Gerdest) da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) deu continuidade aos trabalhos de cadastramento e mapeamento das borracharias de Juazeiro do Norte.

A ação visa controlar o escoamento e o descarte incorreto de pneus pela cidade, por meio de campanhas de conscientização. Até o momento, 91 borracharias já foram visitadas e cadastradas. No município, existe um local específico para a destinação dos pneus: o Ecoponto do Pneu, localizado na Rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo. Do ecoponto, os materiais são enviados para Teresina, no Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação.

De janeiro de 2021 a fevereiro deste ano, mais de 648 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas em terrenos baldios ou outras destinações inadequadas. Em média, os pneus podem levar até 600 anos para se decompor. Quando descartados inadequadamente, esses materiais podem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya.

Sabendo da importância da prevenção, a Gerdest também está firmando uma parceria com a vigilância sanitária e o setor de endemias para reforçar as campanhas educativas sobre o Aedes, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

Outros Posts