Um incidente ocorrido durante a cerimônia do Oscar 2022, e que repercutiu bastante nas redes sociais, envolveu o caso da atriz Jada Smith, esposa de Will Smith, e que causou bastante espanto quando o ator deu um tapa no rosto do humorista Chris Rock, após este fazer uma piada quanto a condição de saúde de Jada. A triz possui alopecia é uma condição autoimune associada à queda de cabelos ou pelos do corpo, tanto de homens como de mulheres, que pode ser causada por diversos fatores. Jada Smith decidiu adotar os cabelos raspados por conta do distúrbio.
O Portal Badalo conversou com a médica dermatologista Dra. Ana Carrenõ, que fala um pouco sobre a repercussão do caso, e explica como se dá está condição de saúde, que acometeu a atriz e abordou as principais características da alopecia. Ouça a fala abaixo.
Alopecia areata
A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, diversos fatores estão envolvidos no desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune.
As características da condição variam de acordo com cada pessoa. A extensão da perda capilar pode ser maior ou menor para cada paciente. Em casos raros de alopecia areata total, o indivíduo perde todo o cabelo da cabeça. Já na alopecia areata universal, caem os pelos de todo o corpo.
Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. O sintoma básico é a perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando os os cabelos nascem novamente podem ser brancos, retornando depois à coloração normal.
O tratamento pode ser realizado com medicamentos como minoxidil, corticoides e antralina, de maneira associadas a tratamentos mais agressivos como sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexate. A escolha por cada tipo de intervenção deve ser realizada pelo médico com o objetivo de controlar a doença, reduzir as falhas e evitar o surgimento de novas.
Como as causas são desconhecidas, não há formas de prevenir a condição. Embora a doença não seja clinicamente grave, pode afetar o estado emocional, indicando a necessidade de busca por atendimento psicológico.