O volume de chuvas registrado no Ceará durante o feriado da semana santa contribuiu para o início da recuperação de alguns açudes cearenses. As precipitações na madrugada da última sexta-feira (30), por exemplo, foram as maiores do mês de março. Com registros de chuvas em 120 municípios, segundo a Funceme, houve aporte em 49 açudes, gerando recarga de 20,1 milhões de metros cúbicos em apenas um dia.
De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no domingo (01), o Castanhão, maior açude do estado, registrou recarga de 1,6 milhão de metros cúbicos. Além dele, mais 44 reservatórios registraram aporte, contabilizando um acumulado que chegou a 17 milhões de metros cúbicos de recarga total.
Nos reservatórios localizados no Sertão Central, uma das regiões mais críticas do estado, o aporte animou os moradores que esperavam há muito tempo por boas chuvas na região. Do último sábado até hoje (02), o açude do Banabuiú aumentou o nível da água em 8cm, enquanto o reservatório Patu registrou aumento de 1 metro e 27 centímetros. Hoje, a bacia do Banabuiú registra 2,2% da capacidade, valor ainda reduzido, mas um avanço se comparado aos números inferiores a 0,5% de semanas atrás.
Até o momento, o monitoramento feito pela Cogerh registra dez açudes sangrando, dentre eles a barragem do Batalhão, em Crateús, que voltou a verter.