Com as chuvas do fim de março e as de abril fizeram o volume do Açude Batente na cidade de Ocara, Região Central do Ceará, sair dos 6% e chegar ao volume máximo. De acordo com a Cogerh, no fim do mês de março, o açude estava quase seco.
As boas precipitações não só fizeram o açude sangrar como mudaram o cenário na região, segundo moradores. O agricultor Paulo Sérgio, 45 anos, disse que ele não sangrava há sete anos.
As chuvas de abril já são as melhores desde 2009, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com a meteorologista Meire Sakamoto, já choveu 204 milímetros nos primeiros 22 dias de abril. A média normal é de 188 milímetros.
“Esse mês de abril é o melhor abril desde 2009 em termos do ponto de vista de chuvas. O acumulado até ontem (domingo dia 22) foi de 204 milímetros. Já superou ligeiramente a média que é de 188 milímetros”.
Atualmente, segundo a Cogerh, o Ceará tem 18 açudes sangrando e mais 11 perto de sangrar. Por outro lado, 84 estão com menos de 30% da capacidade. O Açude Castanhão, o maior reservatório hídrico do estado, por exemplo, está com 8,3%. O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 9,55% da capacidade.
Chuvas nos próximos dias
O Ceará deve voltar a receber chuvas em todas as regiões na madrugada desta quinta-feira (26), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O estado acumula neste mês de abril 206 milímetros, o mês mais chuvoso desde 2009.
Nos últimos dias, no entanto, o volume de precipitação reduziu em todas as regiões do estado. Conforme a Funceme, a sequência de dias chuvosos intercalada por dias sem chuvas é comum em regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro.
Esta quarta-feira foi o dia menos chuvoso do Ceará neste mês de abril, com precipitações leves em 25 dos 184 municípios.
Para a quita e sexta-feira, a previsão da Funceme é de chuva em todas as regiões. Conforme o órgão, a reaproximação da zona de convergência – fenômeno meteorológico que propicia a formação de chuva – favorece a precipitação nos próximos dias.