quarta-feira, 17 de abril de 2024

Ações da PC-CE já retiraram do ar 66 sites fraudulentos em 2023

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), retirou do ar 66 sites fraudulentos somente no primeiro semestre de 2023. As páginas serviam à prática de diversos crimes, oferecendo produtos e serviços falsos, participação em leilões fraudulentos e conteúdo sexual com a utilização indevida da imagem de terceiros. Outros sites ainda simulavam órgãos estatais cearenses, como Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e  Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Os sites foram identificados por meio de registros de boletins de ocorrência e do monitoramento constante da DRCC. As páginas simulavam sites que já existiam para obter informações de vítimas, que realizavam pagamentos e forneciam seus dados e documentos pessoais. Assim, as informações pessoais eram utilizadas para o cometimento de outras fraudes eletrônicas.

Também durante o primeiro semestre deste ano, a PC-CE prendeu, em flagrante, dois homens envolvidos em 27 sites fraudulentos, sendo 18 deles de órgãos públicos. Eles foram autuados por fraude eletrônica e violação de direitos autorais. Outras duas pessoas também foram indiciadas por fraude eletrônica e violação de direitos autorais.

Mesmo com a retirada dos sites do ar, todo o conteúdo digital é devidamente preservado para a realização da investigação policial, que segue em andamento para a identificação de outros envolvidos.

Outros Posts