domingo, 16 de junho de 2024

Acessibilidade e Inclusão nas Eleições Gerais de 2022 em Juazeiro do Norte

O domingo de eleições em Juazeiro do Norte foi marcado pela inclusão e acessibilidade. Entre as mesárias e os mesários, foram convocadas 2 mulheres trans, que ocuparam as funções de presidente de MRV, e 9 surdas e surdos, que acompanhados de intérpretes de libras, foram mesárias e mesários em seções estratégicas do município.

O cadeirante Francisco Júnior, que já foi da equipe de mesários da 28ª Zona em anos anteriores, em 2022, foi convocado para trabalhar como auxiliar de eleições na EEF Edvard Texeira Ferrer e atuou também como Coordenador de Acessibilidade no local.

As convocações fazem parte do Projeto de Inclusificação das Comunidades Minorizadas no Processo Eleitoral, que é um projeto permanente da 28ª Zona que pretende realizar ações de educação política e incentivo à participação nas diversas funções de organização das eleições.

Nessas eleições, a escola Edvard foi o centro de representação do projeto porque, além do Francisco Júnior, teve como presidente da seção 412, a Gerente do Núcleo de Diversidade e Gênero da Prefeitura de Juazeiro do Norte e mulher trans, Brendha Alves de Feitosa, e o como 1º mesário da seção 29, o professor universitário surdo Roger Lineira Prestes, que esteve acompanhado, durante todo o dia, da intérprete de libras, Rute da Silva Leandro.

Durante os trabalhos de votação, eles receberam a visita do juiz eleitoral da 28ª ZE/CE, Renato Velloso, do promotor eleitoral, Francisco Chagas, da chefe de cartório, Patrícia Vieira, e da representante da Comissão Permanente para Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) do TRE/CE, Rivana Azevedo.

Outros Posts