Na última quarta-feira, 14, o mundo perdeu um dos maiores cientistas de todos os tempos, o físico britânico Stephen Hawking (76), criador de várias teorias ainda não testadas, mas que explicam muitos mistérios do Universo. Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que o deixou com cada vez menos movimentos, restando no fim da vida apenas alguns movimentos dos músculos do rosto.
Quando ainda tinha movimentos da mão, Hawking teve um computador Apple II adaptado à sua cadeira para que ele pudesse escolher as palavras que queria falar usando um software chamado Equalizer. Com o passar dos anos, ele foi perdendo também estes movimentos, ficando impossibilitado de usar este método.
Foi aí que as grandes empresas de tecnologia começaram uma verdadeira força-tarefa para ajudá-lo a se comunicar. Com a ajuda de Hawking, a Intel desenvolveu sensores que ficam nos óculos do físico para detectar detalhes dos pequenos movimentos da sua bochecha controlando um software também desenvolvido pela gigante dos processadores, fazendo com que ele pudesse escolher o que quer falar, escrever, usar a Internet ou até mesmo controlar aparelhos eletrônicos na sua casa.
A SwiftKey, empresa especializada em teclados de smartphones com predição de textos recentemente adquirida pela Microsoft, adaptou seu software para ajudar Hawking a escrever/falar mais rápido. A empresa incluiu no seu software dezenas de textos do cientista para que através do aprendizado da máquina, o software conseguisse acertar quais palavras ele queria usar.
Em muitas apresentações víamos Stephen Hawking discursar com relativa facilidade, mas com a dificuldade de movimento dos últimos anos, ele só conseguia escrever 2 palavras por minuto. Para escrever um texto como o dessa matéria, ele levaria mais de 2 horas. Assim, ele preparava seus textos com antecedência e na hora da palestra só “soltava” o Play.
Para quem gosta de detalhes técnicos, a última configuração da super cadeira de rodas de Hawking contava com um notebook/tablet Lenovo Yoga 260 com processador i7 6600 da Intel, 512GB de SSD e Windows 10. O Software desenvolvido pela Intel com a colaboração de Hawking é o ACAT que inclusive foi disponibilizado para qualquer pessoa utilizar gratuitamente, até em Português.
BAIXE O SOFTWARE USADO POR STEPHEN HAWKING PARA SE COMUNICAR
Stephen participou de muitos testes utilizando sensores neurais para controlar sua cadeira de rodas, controlar o ponteiro do mouse no computador, mas não chegou a utilizar nenhum no dia a dia porque considerou mais fácil e preciso continuar se comunicando com os movimentos faciais.