sábado, 18 de outubro de 2025

A amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde ao longo da infância

A amamentação é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês e para a proteção contra diversas doenças ao longo da infância. Para fortalecer essa prática, a Organização Mundial da Saúde (OMS), junto a entidades internacionais, criou a campanha Agosto Dourado — um mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada simboliza o leite materno como padrão ouro de qualidade.

Segundo a OMS, o aumento da amamentação exclusiva até o sexto mês salva cerca de 6 milhões de vidas por ano. Ainda assim, menos da metade das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente durante esse período.

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, referência em cuidados materno-infantis e reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”, reforça seu compromisso com a promoção da amamentação. No dia 19 de agosto, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), será realizado um encontro com as equipes da Estratégia Saúde da Família dos 45 municípios da região, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, a doação de leite e apresentar o trabalho desenvolvido pelo BLH.

“Buscamos incentivar e promover a amamentação para que todos os bebês possam ter acesso ao leite materno, que é um alimento tão rico”, afirma Laurinda Garcia, coordenadora do Banco de Leite Humano do HMSVP.

Atualmente, o estoque de leite materno do hospital está abaixo do ideal. De acordo com a Fiocruz, 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Em casos de bebês prematuros, apenas 1 ml já pode ser suficiente por refeição.

Há duas formas de doar leite no Hospital São Vicente: diretamente no BLH ou por coleta domiciliar. Neste último caso, a equipe do hospital fornece toda a orientação sobre higiene e armazenamento. Os frascos usados devem ser previamente esterilizados e etiquetados com a data da coleta, garantindo a segurança e qualidade do leite oferecido aos recém-nascidos.

Para facilitar, o hospital também realiza o recolhimento das doações. Quem desejar contribuir com leite materno ou frascos pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo número (88) 98143-4339.

Outros Posts