segunda-feira, 17 de junho de 2024

189 anos da PMCE: entrega de honrarias, desfile de tropas e comemoração marcam solenidade alusiva ao aniversário da Polícia Militar do Ceará

Em uma noite marcada por emoções e condecorações a personalidades civis e militares, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) celebrou seus 189 anos de fundação, nessa sexta-feira (24), com a solenidade para a entrega de medalhas a homens e mulheres que contribuíram para a história da corporação. Em meio aos desfiles das tropas, viaturas e montarias, foram entregues aos agraciados as medalhas Grande Mérito da Polícia Militar, Mérito Policial e Medalha José Martiniano de Alencar. A solenidade em alusão ao aniversário da PMCE ocorreu no Quartel do Comando Geral, que fica localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza.

No palco à frente do Quartel do Comando Geral (QCG), o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, iniciou sua fala destacando o serviço realizado por todos que compõem a Polícia Militar. “A nossa frente está uma raça de forte e um povo de bravos. Esses homens e mulheres perfilados, a nossa vanguarda e todos os outros que neste momento estão nos 184 municípios deste Estado em viaturas, motocicletas, a cavalo, em aeronaves, em embarcações, em bicicletas, a pé, são as pessoas que em 24 horas guardam, integrado aos demais profissionais do sistema de Segurança Pública, a vida e o patrimônio da sociedade cearense e se esforçam muito para colaborar com a efetivação da sensação de segurança que tanto desejamos”, ressaltou o comandante da PMCE.

Corroborando as palavras do comandante-geral da PMCE, o gestor da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou o momento comemorativo para a cooperação. “Hoje, no Quartel do Comando Geral, que fica aqui no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), comemoramos este dia tão importante para a história dessa instituição e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e muito me honra poder trabalhar ao lado de mulheres e homens tão aguerridos, que desempenham com bravura seus papéis e que estão sempre na busca pelo melhor na Segurança Pública”, destacou o secretário da SSPDS.

“Presente 24 horas nas ruas, seja na Capital, na Região Metropolitana ou no interior do Estado, a Polícia Militar do Ceará é sinônimo de trabalho ostensivo de qualidade, de mulheres e homens, que atuam incansavelmente no combate e na prevenção da prática de crimes, além de deflagrar exitosas operações, além da redução da criminalidade em locais definidos estrategicamente, aumentar a sensação de segurança da sociedade com uma presença mais ostensiva de policiais”, concluiu o gestor da SSPDS, Samuel Elânio.

Ao final do discurso das autoridades presentes na solenidade, o secretário Nelson Martins, da Assessoria Especial da Chefia de Gabinete, que nesse ato representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, reforçou os investimentos do Governo do Ceará destinados à Segurança Pública. “Nós já tivemos esse ano a melhoria na área de atendimento psicológico aos policiais, já tivemos também o setor de odontologia que foi criado, nós já tivemos a implantação do CPRaio em oito municípios do estado do Ceará, e isso vai continuar acontecendo. Nós já tivemos quase dois mil policiais que foram promovidos. Não tenham nenhuma dúvida, o governador Elmano de Freitas vai continuar fortalecendo cada vez mais a Segurança Pública do Ceará. E quero aqui encerrar parabenizando todos os que fazem a Polícia Militar. 189 anos é um período muito significativo e, acima de tudo, ser policial, é ter muita coragem, é se dedicar, é prestar serviço para defender a sociedade como um todo”, concluiu o secretário.

Outros Posts