O Ceará foi a São Januário, na noite desta segunda-feira (20), enfrentar o Vasco/RJ, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa saíram na frente com gol de Wagner, e o Vovô empatou com Tiago Alves.
O jogo
Jogando fora de casa em disputa direta contra o vascaínos pela luta contra o rebaixamento, o Ceará começou a partida estudando a equipe carioca, que aproveitou a pressão de sua torcida para ir para cima nos minutos iniciais do jogo.
Em um primeiro tempo de muitas faltas, o goleiro Everson foi obrigado a fazer grande defesa ainda no primeiro tempo da partida em cobrança do lateral Wagner.
Com o setor defensivo muito compacto, o Vovô passou a crescer na partida e usar das fraquezas dos donos da casa na defesa, principalmente pelo lado esquerdo onde contou com a velocidade de Leandro Carvalho e dos cruzamentos de João Lucas.
Em jogo de contra-ataques, o lance de maior perigo da partida saiu dos pés de um goleiro: Everson, do Ceará!
Apesar do time da casa ter começa muito em cima, foi o Ceará quem criou as melhores jogadas.
Segundo tempo
De volta para a etapa final, o Vasco voltou jogando como no início do primeiro tempo: pressionando. E foi assim que o clube Cruz Maltino abriu o placar.
Aos 14 minutos, em cruzamento na área do Vovô, João Lucas tentou afastar o perigo, mas acabou errando. Maxi López ficou com a bola, rolou para Wagner que soltou a bomba para abrir o placar. Atrapalhado por Yago Pikachu, que estava em posição de impedimento, o goleiro Everson nada pôde fazer. Vasco 1×0 Ceará.
Acreditando e precisando de, pelo menos, um ponto para não se distanciar do primeiro time fora do Z4, o Ceará continuava chegando com perigo. E, aos 20 minutos, saiu o gol do empate do Vovô. O meia Ricardinho cobrou escanteio na área e o zagueiro Tiago Alves subiu mais alto que todos os marcadores vascaínos e testou a bola para o fundo das redes, deixando tudo igual em São Januário. Vasco 1×1 Ceará.
Em falta imprudente do lateral-direito Samuel Xavier, o time cearense ainda ficou com um jogador a menos durante 15 minutos e precisou segurar a forte pressão dos cariocas do meio até o fim da segunda etapa.
Com o resultado, o Ceará chegou aos 17 pontos e permanece em 19º na tabela.
Na próxima rodada, o Alvinegro de Porangabuçu vai a São Paulo onde enfrentará o São Paulo no estádio Morumbi, às 11h, no domingo (26) pela 1ª rodada do returno da Série A do Brasileirão.
Ao final da partida, na entrevista coletiva, o técnico do Ceará, Lisca, disse que a arbitragem do paulista Vinícius Gonçalves Dias Araújo, minou o jogo para favorecer ao Vasco da Gama. “Ele minou o jogo e deu todas as faltas para o Vasco. Tudo para o Vasco ele deu e expulsou o Samuel Xavier de propósito porque ele já tinha amarelo. Eu vi o Paraná também reclamar de arbitragem lá no Beira Rio. Quero avisar que não é assim que se faz. Não estamos mortos, estamos lutando e em fase de crescimento. Queremos respeito”, disse Lisca.
O treinador alvinegro falou ainda, que o resultado de empate com o Vasco da Gama não é para se comemorar nem para se lamentar, mas sim o crescimento que o Ceará tem mostrado. “Nós temos feito boas apresentações e o time tem crescido, mas nossa pontuação ainda inspira cuidados. Porém, estamos na luta e com o time se arrumando cada vez mais”, disse o treinador. O Ceará retorna ao meio dia de hoje para a capital cearense.