segunda-feira, 15 de julho de 2024

JEJUNOs retornam após 10 anos com abertura marcante

Estudantes de 58 escolas de Juazeiro do Norte participaram da solenidade de abertura da XVI edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte – JEJUNOs. O evento é promovido pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Juventude. A abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo e reuniu alunos de unidades de ensino públicas e privadas. A abertura aconteceu na útlima sexta-feira (23).

Com o tema: “Resgatando a tradição e semeando valores”, a celebração do esporte na Terra de Padre Cícero retornou com uma abertura marcada por momentos emocionantes, como a homenagem aos pioneiros na implantação dos jogos, aos ex-atletas que participaram das primeiras edições e a acolhida da nova geração de esportistas inscritos.

Alunos da Rede Municipal de Ensino, do Projeto “Teatro para a vida”, realizaram uma apresentação ancorada na utilização de elementos da tradição dos jogos. A entrada do mascote oficial, intitulado de “Juju” animou a plateia com coreografias contagiantes. O mascote foi escolhido após a realização de um concurso de desenhos nas Escolas da Rede Municipal. A autora do desenho vencedor foi a aluna do 9° ano da Escola Maria do Socorro Cardoso, Maria Juliana dos Santos Santana que revelou sua alegria. “Não tenho palavras para descrever tamanha emoção”, destacou a estudante.

Representantes de cada escola participante, vestidos com seus respectivos uniformes, encheram a quadra do Ginásio Poliesportivo no desfile dos atletas. Também foram lidos os juramentos para os alunos, professores e árbitros que irão executar suas funções nos próximos 30 dias de competições.

Simbolizando a chama e o início dos jogos, o acendimento da tocha foi o momento mais marcante para os presentes. A aluna e atleta da Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer, Maria Fernanda Carvalho, entrou no ginásio evidenciando a tocha e percorrendo o espaço até chegar na pira. Acompanhada do Prefeito Glêdson Bezerra, a estudante reacendeu a chama dos jogos e o gestor municipal declarou oficialmente abertos os JEJUNOs. “É Um sonho realizado. Faz parte do nosso projeto de governo investir no esporte e devolver à população os nossos jogos e aos alunos, que irão ter contato a uma atividade física que ensina a convivência em sociedade, a respeitar o próximo, bem como, saber competir”, ressaltou o prefeito.

Competições

Os jogos serão realizados entre os dias 26 de setembro e 21 de outubro, divididos por zonas de competição: Sul/Oeste, Norte/Leste, Central, e a Fase final. A ordem foi definida considerando o número de escolas por região. Cerca de 3 mil alunos atletas participarão das competições.

O município foi dividido em cinco macrorregiões com o intuito de descentralizar os jogos e facilitar a logística, considerando o número de escolas da cidade. Para a fase final, classificam-se o campeão e vice- campeão de cada modalidade coletiva, por região. As modalidades individuais serão disputadas apenas na fase final.

Na próxima segunda-feira, 26, começam as competições na Região Sul/Oeste, com jogos nas escolas Maria de Lourdes Jeiressati e Zila Belém.

Confira programação das partidas desta segunda-feira, 26:

Quadra da Escola Zila Belém:

Manhã:

Carimba Feminino Sub-12: Zila Belém x Pelúsio (Partida de ida: 8h; Partida de volta: 9h40);

Basquete Masculino Sub-12: Colégio Paraíso Conceito x Mário Bem (Partida de Ida: 8h20; Partida de Volta: 10h);

Basquete Masculino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Partida de Ida: 9h; Partida de Volta: 10h40).

Tarde:

Basquete Masculino Sub-18: Raimundo Saraiva x Salesianos (Partida de Ida: 13h; Partida de Volta: 14h20);

Basquete Masculino Sub-18: IFCE X CAIC (Partida de Ida: 13h40; Partida de Volta: 15h).

Quadra da Escola Maria de Lourdes Jereissati:

Futsal Masculino Sub-12: Zila Belém x Salesianos (Jogo da ida: 8h);

Futsal Feminino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Jogo da ida: 9h30);

Futsal Masculino Sub-15: Mozart Cardoso x Mário Bem (Jogo da Ida: 10h50);

Futsal Masculino Sub-18: Liceu x CAIC (Jogo da ida: 14h20).

Outros Posts