O cuidado que o Fortaleza teve durante a semana em respeitar o Floresta e dizer que nada estava ganho após o jogo de ida era plausível. Mas a prudência se mostrou além da conta quando, de fato, a bola passou a rolar. O time do Pici não teve dificuldades para fazer valer sua superioridade técnica e vencer a equipe da Vila Manoel Sátiro por 3 a 1 na tarde de ontem no estádio Presidente Vargas (PV).
Com o resultado, o Fortaleza garante não só a vaga para final do Campeonato Cearense, mas o faz tendo a vantagem da igualdade de resultados na decisão. Até aí, tudo bem. As maiores preocupações tricolores na tarde pascal, contudo, são as incógnitas deixadas quanto à condição física da equipe. Dúvidas essas que devem pautar as discussões no Pici pelos próximos dias.
O jogo nem precisou começar para elas surgirem. Marcelo Boeck machucou a coxa ainda durante o aquecimento. Matheus Inácio foi o substituto que não comprometeu. O terceiro goleiro, Max Walef, foi chamado às pressas e chegou para compor o banco de reservas com a partida em andamento.
Além disso, as participações de Anderson Uchôa e Jean Patrick foram vetadas antes mesmo da bola rolar. Adalberto, machucado desde o primeira partida, também não atuou. Durante o jogo, Leonan e Edinho saíram de campo antes mesmo do intervalo, também machucados.
Todos preocupam para os dois jogos da final marcados para ocorrer ainda esta semana. E retratam um Fortaleza, que joga apenas o Estadual, com preparação física questionável. A estimativa é que Rogério Ceni tenha seis desfalques para o primeiro jogo da final.
No jogo de ontem em si, a expectativa era a de que o Floresta tomasse a iniciativa de atacar, enquanto o Fortaleza administraria a vantagem. O Leão chegou a fazê-lo, mas tendo a posse de bola para si. Ocupando a maior parte do tempo o campo adversário e não deixando o Floresta responder, conseguiu sem muitas dificuldades construir a vitória com os gols de Edinho e Felipe no 1º tempo.
Na volta dos vestiários, o Floresta até esboçou fazer algo de diferente. Porém, muito mais por um Fortaleza que claramente já se poupava e tentava não ter mais baixas para as finais. O time da Vila Manoel Sátiro chegou a descontar com Erisson, mas viu Bruno Melo, cobrando pênalti dar números finais à partida.3 a 1 e confirmação para a final. (João Marcelo Sena)
Ficha Técnica
CEARENSE 2018
Floresta 1
4-3-3: Mauro, Danrley, Regineudo, Edgar e Zé Carlos; Dim, Bruno Ocara (Felipe Lacerda) e Wallace; Veraldo (Renê), Paulo Vyctor (Erisson) e Edson Cariús Técnico:
Oliveira Canindé
Fortaleza 3
4-2-3-1: Matheus Inácio, Pablo, Roger Carvalho, Ligger e Bruno Melo; Derley, Felipe, Edinho (Alípio), Osvaldo (Sérgio) e Leonan (Léo Natel); Gustavo.
Técnico: Rogério Ceni
Local – Estádio Presidente Vargas – Fortaleza/CE
Data
– 1/4/2018
Árbitro – Bráulio Machado (SC)
Assistentes
– Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos – Léo Natel, Edgar e Zé Carlos
Público –
2.834 pagantes (113 não pagantes)
Renda – R$ 74.455,00
Gols
– Edinho (27’/1T); Felipe (41’/1T); Erisson (25’/2T); Bruno Melo (38’/2T)