O futebol cearense, assim como o de todo o Nordeste, será diretamente impactado com o fim dos canais Esporte Interativo (EI) na TV, anunciado ontem pelas redes sociais. A continuidade da transmissão de competições como a Copa do Nordeste e as Série C e D, que ganharam espaço de destaque nunca visto numa emissora de canal fechado, tem futuro incerto diante da atual situação.
O torcedor cearense pôde ver conquistas relevantes pela TV, como o título do Ceará na Copa do Nordeste em 2015, a trajetória do Fortaleza na Série C até o acesso em 2017 e a campanha histórica do Ferroviário na Série D 2018.
Comunicado da emissora:
Garantidos na edição da Copa do Nordeste em 2019, os dirigentes Ceará e Fortaleza afirmam que não foram procurados até o momento, mas adotam postura de tranquilidade diante do momento de indefinição. O Esporte Interativo possui direito de transmissão da competição até 2022, além de contratos com os clubes participantes que envolvem cotas que chegam a R$ 26,4 milhões para o próximo ano.
“A Copa do Nordeste é um produto importante. Se não houver continuidade dos atuais (detentores), eles vão primeiro cumprir as cláusulas do contrato, e o mercado vai assumir a competição, que tem grande repercussão”, afirmou o presidente do Ceará, Robinson de Castro.
O vice-presidente do Fortaleza, Marcello Desidério espera que os contratos sejam honrados. “É um produto que transcende o canal de televisão. Se não for com ela (emissora), garanto que a competição não acaba”, disse.
A decisão pelo fim do Esporte Interativo na TV é do grupo Turner, dono da emissora esportiva. Os principais produtos do canal, como a transmissão da Liga dos Campeões da Europa e do Campeonato Brasileiro (a partir de 2019), serão exibidos nos canais TNT e Space, da mesma companhia.
Entre as razões do fim do EI na TV, estão o alto custo para manter dois canais no ar e dos direitos de transmissão das competições e retrações do mercado publicitário e de TV por assinatura, como afirmou o gerente geral do grupo Turner no Brasil, Antônio Barreto, em entrevista ao site Tela Viva.
O narrador André Hening e os comentaristas Vitor Sergio Rodrigares e Bruno Formiga, três grandes nomes da emissora se despediram usando as redes sócias.
Você já teve a chance de mudar a sua vida por um sonho? Eu tive! E foi fantástico! O sonho que eu sonhei virou realidade, transformou vidas e me carregou de imensas vitórias nas duras batalhas ao longo dos anos. Estou triste demais,
mas cheio de orgulho! Valeu, @Esp_Interativo!!!— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) 9 de agosto de 2018
O dia mais triste da minha vida é o dia em q eu e minha esposa perdemos um bebê no início da gravidez. Hoje a tristeza chegou perto. Hoje tive q dizer tchau a grandes amigos (os q tive força p/ olhar nos olhos). E ver um sonho de uma vida, o @Esp_Interativo, desmanchar. Dói muito
— Insta: @vitorsergiovsr (@vitorsergio) 10 de agosto de 2018
O @Esp_Interativo mudou a vida de milhões. Incluindo a minha. Pra sempre. Estando ele na TV ou não. Essa marca é uma ideia, não um canal. Nunca foi. Eu sigo lá, em novo ciclo. Tristeza profunda pela etapa que se encerra. É como ter perdido um parente. Mas vai passar. Sempre passa
— Bruno Formiga (@brunoformiga) 10 de agosto de 2018