

Artilheiro da Série D com 11 gols, o atacante Edson Cariús vai ouvir o Ferroviário para a próxima temporada, mas assumiu ter propostas de outros clubes também. No ano, o jogador Coral balançou as redes em 20 oportunidades durante 15 partidas.
Antes vendedor de moto, hoje, José Edson Barros da Silva, ou Edson Cariús, como ficou conhecido, vive o melhor momento de sua carreira. Além de ser o goleador do Campeonato Brasileiro da Série D e estar entre os artilheiros do ano no Brasil, o centroavante foi essencial na conquista do acesso à Série C do próximo ano e no título da quarta divisão nacional.
“A diretoria do Ferroviário foi fundamental, ela fez o possível. A gente voltou de ônibus (para Fortaleza), mas foi (para Campina Grande/PB) de avião. Isso acabou evitando desgaste”, comentou o jogador sobre a viagem para a cidade paraibana, local onde o Ferroviário conquistou o título de campeão Brasileiro da Série D, neste domingo (5).
Sobre o ex-companheiro de equipe Juninho Quixadá, atualmente jogando a primeira divisão nacional pelo Ceará, Edson Cariús não poupou elogios. “Juninho foi fundamental para nossa conquista. É um cara sensacional, merece estar onde estar. Não é porque estava na Série D que não tinha qualidade de estar disputando uma Série A. Ele é um espelho pra gente” comentou. Aos 29 anos, o jogador deve estar a caminho do futebol europeu.
Histórico de luta
Nascido na cidade de Cariús, no interior do Ceará, ele ganhou a primeira oportunidade na equipe do Iguatu, em 2012, para jogar a terceira divisão cearense. Cinco anos depois, em 2017, Cariús assinou contrato por um ano com o Floresta, o que passou a ser o maior tempo de acordo com um clube de futebol em toda sua carreira como jogador profissional.
Pela equipe do bairro da Vila Manoel Sátiro, Edson Cariús foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Cearense em 2017 e conquistou o acesso para a primeira divisão estadual do ano seguinte. Em 2018, a o time Alviverde chegou à semifinal do Cearense contra o Fortaleza, onde acabou eliminado após perder os dois jogos, mas com as vagas da Série D e Copa do Brasil 2019 garantidas. O jogador chegou a marcar 9 gols em 17 partidas, todas pelo Campeonato Cearense.
Após se destacar no estadual deste ano, o Ferroviário contratou o jogador para a disputa da quarta divisão do Campeonato Brasil, com o intuito de ajudar no acesso para a terceira divisão. Com o acesso e título conquistados, o jogador elogiou não só o trabalho da equipe e comissão técnica, mas também da diretoria do clube.