Um domingo comum para Messi e Barcelona nesta temporada. O craque argentino marcou o seu oitavo gol nos últimos seis jogos, e os catalães derrotaram o Athletic Bilbao, por 2 a 0, no Camp Nou, pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, dando mais um passo para o título – e com apenas 45 minutos de grande futebol. Paco Alcácer abriu a contagem, em jogada com participação do próprio camisa 10.
A vantagem do Barcelona na liderança subiu provisoriamente para 11 pontos – o Atlético de Madrid tem a chance de recolocar em oito em visita ao Villarreal também neste domingo. O que já se cogita é a possibilidade de o Barça se tornar campeão invicto – tem 23 vitórias e seis empates. Restam nove jogos, ainda com Sevilla (fora), Valencia (casa), Villarreal (casa) e Real Madrid (casa) pelo caminho.
O JOGO
Bastou um primeiro tempo avassalador para o Barcelona conquistar os três pontos. Com uma escalação bastante ofensiva (Busquets, lesionado, deu lugar a Paulinho), o time de Ernesto Valverde chegou insistentemente ao gol de Kepa. Foram 13 finalizações no total, sendo dois gols e três na trave. Primeiro, aos oito, Alba cruzou na medida, e Paco colocou no canto. Depois, aos 30, Messi recebeu de Dembélé e acertou bonito chute da meia-lua. O ritmo caiu bastante na etapa final, mas o Barça cozinhou bem até o apito final.
OS BRASILEIROS
Assim como Paulinho, Philippe Coutinho foi titular e só acabou substituído aos 40 minutos do segundo tempo. Os dois carimbaram o poste de Kepa no primeiro tempo e tiveram atuações seguras. Sem poder jogar a Liga dos Campeões, o camisa 14 aos poucos vai ganhando o entrosamento necessário para ocupar uma vaga cativa no ataque catalão. Eles se apresentam à seleção brasileira nesta segunda-feira para os amistosos contra Rússia e Alemanha.