A nova chance dada pela diretoria do Barbalha ao meia-atacante Nael, não foi bem aproveitada. O jogador faltou a treinamentos e foi afastado do elenco. Nos bastidores do clube se comenta que Nael foi flagrado jogando em outras equipes em competições amadoras.
Contratado pelo Barbalha para as disputas da série C do cearense, do ano passado, Nael já tinha cometido atos de indisciplina. Antes da terceirona, ele passou dias sem aparecer aos treinamentos. Para piorar, na estreia do Barbalha, contra o União, o jogador não atuou pela Raposa Caririense, mas foi visto jogando por uma equipe amadora, em Brejo Santo. Na época, o técnico Jorge Luiz e a diretoria resolveram dá uma segunda chance, mas o atleta voltou a faltar a treinos e foi afastado.
Em 2018, Nael foi emprestado ao Guarani de Juazeiro, para jogar a série A do cearense. Após a competição, ele voltou para o Barbalha, a pedido do técnico Washington Luiz. Houve resistência dentro do clube, mas uma nova chance foi dada. Nael estava disciplinado, jogando bem, titular absoluto. Mas, na primeira suspensão, por cartão vermelho, o jogador aprontou de novo. O Barbalha viajou para enfrentar o Itapipoca, em Caucaia. O treinamento destinado para ele, enquanto o time estava fora, não aconteceu, pois Nael não apareceu.
Para complicar a situação, pessoas relataram a membros da diretoria que o jogador estava jogando em equipes amadoras, nos dias que faltou aos trabalhos na Raposa. O fato irritou dirigentes e comissão técnica. Nael foi afastado por tempo indeterminado.
Sem Nael no grupo, o Barbalha treina para um jogo decisivo, pela série B do cearense, próximo sábado(05), contra o União de Brejo Santo, no estádio Lírio Callou, O Inaldão. Como tem contrato com duração de um ano, ainda não se sabe se o jogador terá contrato rescindido ou será emprestado para outra equipe.