Fora da Copa do Mundo depois de sofrer uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo, Danilo se manifestou pela primeira vez. Ele postou uma mensagem em sua conta oficial no Instagram, usando uma foto do filho Miguel, de apenas três anos. Mesmo machucado, o jogador segue com a delegação na Rússia até o fim da participação da seleção brasileira na competição.
Foi a segunda lesão do lateral do Manchester City em treinos durante a Copa do Mundo. O jogador, que começou como titular do Brasil na competição, teve um problema na região do quadril na véspera da partida contra a Costa Rica, em São Petersburgo. Fágner assumiu a posição e seguiu como titular contra Sérvia e México.
Recuperado, Danilo voltou a trabalhar normalmente com o grupo e ficou no banco contra o México. O novo problema, porém, afastou qualquer possibilidade de retorno ainda na competição. Sem ele, Tite tem duas alternativas para o lugar do titular Fágner, caso seja necessário: o zagueiro Marquinhos vira o substituto imediato do lateral do Corinthians, e Fernandinho aparece como opção para a posição.