Terminado o jogo contra o Paysandu, no Estádio Manguelrão, em Belém, quando o Fortaleza venceu por 1 a 0, os zagueiros Róger Carvalho, Adalberto e Ligger estavam fatigados, mas satisfeitos de verem o sistema 3-5-2 dar o suporte para a vitória e o distanciamento na liderança da Série B do Brasileiro.
Jogar com três zagueiros sempre foi visto pelo técnico Rogério Ceni como algo bastante positivo, visto que ele já viu diversos técnicos que passaram pelo São Paulo, executarem esse sistema e o Tricolor paulista sair de campo vitorioso e com boas partidas.
Como o Leão estava sem o seu ataque titular, com artilheiro Gustavo machucado, Edinho negociado, Marcinho contundido, afora dois outros desfalques, pareceu ao técnico ser mais conveniente se resguardar no 3-5-2, que para ele, não é defensivo.
Rogério, como profissional da área que se preze, está sempre de olho nos jogos da Copa do Mundo da Rússia, para se atualizar com os esquemas táticos mais empregados pelas seleções. E não é que ele viu duas seleções ratificarem o seu pensamento acerca de sistemas táticos. Na sua entrevista coletiva, o treinador fez até um questionamento descontraído junto aos repórteres que o ouviam, no sentido de argumentar a sua tese.
“Você sabe quais são os dois times com mais gols na Copa do Mundo”, indagou, referindo-se à primeira fase do Mundial. “Sabe ou não?A Inglaterra é uma delas e a Bélgica é outra. Sabe como joga a Bélgica? Numa linha de três; sabe como joga a Inglaterra? Numa linha de três”, exemplificou o treinador, que também utilizou os três zagueiros contra o Paysandu e venceu.
Mas, não será sempre que o Leão entrará com três zagueiros, conforme ele mesmo esclareceu: “Mas, o torcedor do Fortaleza pode ficar tranquilo, assim que a gente tiver condições, tá? Jogadores no ataque, se a gente tiver peças ofensivas de qualidade para jogar 90 minutos e aguentar o ritmo, voltaremos a jogar numa linha de quatro”.
O zagueiro Adalberto opinou sobre tudo isso: “O melhor sistema é aquele que dá resultado, com o qual conquistamos três pontos. Nós treinamos a semana inteira, com três zagueiros, graças a Deus deu tudo certo, no meu modo ver se comportou muito bem e é dar continuidade”. O Leão volta a jogar no dia 8, às 18 horas contra a Ponte Preta, em Campinas/SP.
Dia de reapresentação no Pici, foco total em nosso próximo compromisso, diante da Ponte Preta, domingo, às 18h, no Moises Lucarelli. Vai pra cima deles, Leão! ? ?: Leonardo Moreira / Fortaleza EC pic.twitter.com/vfimymFFe2
— Fortaleza Esporte Clube (@FortalezaEC) 3 de julho de 2018