Qual a seleção teve a temporada mais vitoriosa antes da Copa do Mundo? A revista alemã “Sport Bild” resolveu responder tal questão contando os títulos que cada atleta convocado pelas equipes favoritas conquistou em 2017/18. No entanto, o veículo só contou ligas nacionais, copas nacionais e torneios continentais. Em sua edição desta quinta-feira, Usamos a mesma premissa, mas ampliamos a contagem para todas as taças disputadas, sem distinções. A seleção brasileira está na frente nas duas contas.
No levantamento da revista alemã, o Brasil ficou na frente com 27 títulos. A Alemanha vem em seguida, com 19 conquistas. Nos números da redação, a Seleção lidera com 46 títulos. A segunda posição é dividida por Alemanha e Espanha, ambas com 35 taças.


É bom ressaltar que que os alemães ainda não reduziram sua lista de convocados aos 23 jogadores que irão à Copa. Joachim Löw divulgou uma lista com 27 atletas. A contagem para as seleções de Brasil e Espanha considera a lista final, com os 23 atletas que jogarão o Mundial. França e Argentina vêm em seguida no levantamento do programa, ambos com 27 títulos.
Na conta dos argentinos, foram considerados os títulos do Espanhol e da Copa do Rei do volante Mascherano, pelo Barcelona. O volante fez uma partida em cada competição pelo clube catalão.
No Brasil, apenas Alisson, Miranda, Renato Augusto e Firmino não levantaram troféus na última temporada. Nos casos de Cássio, Fagner e Geromel, foram consideradas as conquistas entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, período da temporada europeia. Os corintianos levaram o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista no intervalo, e o gremista ficou com a Libertadores, o Campeonato Gaúcho e a Recopa Sul-Americana.