quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Seis filmes inspirados em livros para você assistir

Trem-Bala, o novo filme de Brad Pitt, está em cartaz nos cinemas. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Kotaro Isaka, que se tornou um fenômeno de vendas no Japão. A produção, muito engraçada e com muita cena de ação, tem dividido a crítica e o público, e levanta mais uma vez o debate sobre boas (ou ruins) adaptações literárias.

Pensando nisso, para jogar mais lenha na fogueira, o estagiário nerd/cinéfilo/leitor do Badalo resolveu trazer aqui seis dos seus filmes inspirados em livros favoritos. Uma lista totalmente parcial e pessoal, portanto, fique por sua conta e risco (mas fique, pois pelo menos de alguma dessas dicas abaixo você deve gostar).

Se enlouquecer, não se apaixone

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Esse filme é de 2010 e foi inspirado no livro Uma história meio que engraçada, de Ned Vizzini, lançado em 2007 e que até hoje figura nas listas de mais vendidos do gênero teen. No Brasil, o título do filme foi alterado, muito provavelmente pelo fato de ter no elenco o ator Zach Galifianakis, que participou da trilogia “Se beber, não case”.

Apesar das mudanças, como acontece em todas as adaptações, a história se manteve: aqui conhecemos Craig Gilner, um adolescente de 16 anos cuja pressão dos pais (e da sociedade) para “ser alguém na vida” o faz tentar o suicídio. Porém, o garoto decide pedir ajuda e acaba por se internar em uma clínica de saúde mental, onde passará cinco dias. O problema é que a ala jovem está fechada, e ele terá que passar sua estadia junto com os adultos. Lá ele conhece Noelle, uma garota pela qual ele se apaixona e que pode ser o “remédio” para sua paixão não correspondida.

Vale a conferida tanto no filme quanto no livro, por se tratar de um tema essencial de ser discutido. Infelizmente o autor, que se inspirou em sua própria estadia em um hospital psiquiátrico para escrever essa história tão inspiradora, não conseguiu vencer a depressão e se suicidou em 2013.

Ponte para Terabítia

Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

Único livro que fez o estagiário chorar enquanto lia. E o filme é praticamente um “copia e cola” do livro, com o “plus” de ver a imaginação sendo transformada em imagens, graças à magia do cinema.

A trama conta a história da amizade entre Jesse Aarons e Leslie Burke, crianças que são, digamos, “deslocadas”, e que constroem uma bela e mágica amizade após Leslie se mudar da cidade grande com os pais para o campo (e para a casa ao lado da de Jesse). Eles encontram um lugar na floresta e o chamam de Terabítia, onde tudo que eles imaginam se torna realidade…

Aviso do estagiário: prepare o lenço!

Garota Exemplar

Foto: Divulgação/20th Century Studios

Baseado no livro de mesmo nome escrito pela autora Gillian Flynn, que também assina o roteiro do filme. Certamente uma das melhores adaptações literárias já feitas (talvez pela própria autora ser a roteirista? Fica o questionamento…), a história segue Nick Dunne em busca de sua esposa Amy, que desapareceu no seu quinto aniversário de casamento. Tudo aponta para Nick como possível culpado, mas nem tudo é o que parece, e tanto o filme quanto o livro trazem plot twist atrás de plot twist até o último segundo.

O filme tem um grande elenco, que traz Ben Affleck, Rosamund Pike, Tyler Perry, Neil Patrick Harris, entre outros, e está disponível nos principais serviços de streaming.

Millenium: os homens que não amavam as mulheres

Foto: Divulgação/Columbia Pictures

Filme inspirado no primeiro livro da trilogia Millenium, escrita pelo autor sueco Stieg Larsson, conta a história do repórter investigativo Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander, que são contratados para descobrir os motivos do desaparecimento de uma jovem ocorrido há 36 anos. Obviamente, algumas pessoas querem que os segredos continuem guardados, e essa investigação se tornará um risco mortal.

O filme tem claras mudanças no enredo (necessárias, afinal o livro tem quase 500 páginas), mas não tirou o ritmo e o suspense da história. Vale a conferida, na Hbo Max e Prime Video.

Curiosidades: infelizmente não houve as demais adaptações hollywoodianas, mas dando aquela pesquisada básica na internet, você encontra os três filmes suecos dessa trilogia, que são muito bons. Quanto ao autor, ele faleceu pouco tempo depois de entregar, de uma vez, os três livros para a editora, e não pôde ver o sucesso de sua obra.

Duna

Foto: Divulgação/Warner Bros.

O filme mais recente dessa lista, lançado em 2021 e tendo sido um sucesso indiscutível, Duna adapta em parte o primeiro livro da série homônima escrita por Frank Herbert, contando a jornada de Paul Atreides, um jovem brilhante cujo destino está além de sua compreensão e que viaja para um planeta perigoso com sua família para garantir o futuro do seu povo. Um prato cheio para quem gosta de ficção científica.

Duna – parte 2 já está confirmado e em produção, enquanto o primeiro está disponível na Hbo Max.

Megatubarão

Foto: Divulgação/Warner Bros.

O astro de filmes de ação Jason Statham estrela esse filme inspirado no livro Meg: A Novel of Deep Terror, do escritor Steve Alten. Na trama, uma equipe fica presa em um submarino após serem atacados por um tubarão de mais de 20 metros de comprimento que todos achavam já estar extinto: o Megalodon. Para salvá-los, só o mergulhador especializado Jonas Taylor, que já deu de cara com a criatura em outra oportunidade. Filmaço para quem gosta de ação, disponível na Hbo Max.

Um segundo filme já está em produção, e segundo a Warner Bros, que detém os direitos da franquia, ele será lançado em 4 de agosto de 2023, com Jason Statham retornando ao papel.

Bônus: Sherlock Holmes e Sherlock Holmes: O jogo de sombras

Foto: Divulgação/Warner Bros.

Há quem ame esses dois filmes com Robert Downey Jr. no papel do maior detetive da ficção – caso do estagiário aqui – e há quem não goste. Mas fica a dica dessas duas produções que trazem diversas referências à obra de Sir Arthur Conan Doyle, seja em personagens, seja em diálogos idênticos aos dos livros, seja em características ou mesmo em ideias dos contos que foram adaptados no decorrer dos filmes.

Uma continuação é aguardada há 10 anos, mas anda a passos bem lentos, embora esteja confirmada pela Warner. Os filmes estão disponíveis na Hbo Max.

Outros Posts