Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Documentário sobre Impeachment de Dilma é ovacionado no Festival de Berlim

23 de fevereiro de 2018 21:05
Documentário sobre Impeachment de Dilma é ovacionado no Festival de Berlim

Filme desmonta versão oficial do "crime". Foto: Reprodução

 

O documentário O Processo, da brasiliense Maria Augusta Ramos sobre o impeachment de Dilma, estreou no Festival de Berlim nesta quarta (21), na esteira de um ato pró-Lula encampado por brasileiros na Europa, e terminou com ovações à ex-presidente e gritos de “Fora, Temer”. A abertura mostra a Esplanada dos Ministérios de cima, cindida pela cerca que, durante o ano de 2016, separou “coxinhas” e “petralhas”.

Apoiada por verba de fundos internacionais, Canal Brasil e crowdfunding, a obra de mais de duas horas de duração perambula entre os dois lados do Fla-Flu político. Das 400 horas de material filmado, extrai um filme que faz despertar gargalhadas de um lado, e catarse do outro. O título, que evoca o romance de Franz Kafka, entrega uma tese: a de que a ex-presidente foi julgada com requintes kafkianos – analogia, aliás, feita em certo momento pelo senador Lindberg Farias (PT).

A documentarista não se escora em entrevistas, mas leva sua câmera a perambular como testemunha pela arena popular montada em frente ao Congresso e, sobretudo, pelos corredores do Senado – ela não teve autorização para circular pela Câmara, mas a folclórica votação que se deu naquela Casa em abril de 2016 é mostrada logo no início.

Desses bastidores, ela extrai o que costuma chamar de “teatro da Justiça”: os ritos e idiossincrasias dos meandros judiciais, agora no nível político.

Os trabalhos de uma comissão chega a ser comicamente interrompidos para que funcionários do Senado aumentem o volume da campainha que acompanha as sessões – é sobre esse tipo de absurdo que a diretora se detém, por exemplo.

Acolhida em reuniões dos petistas, sua câmera revela estratégias da defesa de Dilma e, muitas vezes, escancara a estafa. Ali reunidos ficam os “protagonistas”, pintados com elementos controversos.

Lindberg se torna um aguerrido debatedor, José Eduardo Cardozo, um orador brilhante, dotado de argumentos lógicos e enfáticos; Gleisi Hoffmann surge como a dona de sensatez e de algum mea-culpa (“será que não nos distanciamos demais dos movimentos populares?”, indaga).

Cômico

Do outro lado do ringue, a obra indica não imperar a mesma razoabilidade entre os personagens, mas sobrevêm absurdos e comicidade. Ninguém ali personifica isso tanto quanto Janaína Paschoal, a criminalista autora do pedido de impeachment. Ela choraminga, fala de catolicismo, se alonga antes de fazer suas sustentações como se fosse fazer exercícios e é flagrada sorvendo um Toddynho enquanto se debruça sobre os autos.

Na sessão em Berlim, tomada em boa parte por espectadores brasileiros, a advogada virou alívio cômico. Já Bolsonaro e Aécio, motivos de vaias durante a projeção. As falas de Dilma e Cardozo chegam como momentos de catarse.

Ao fim da sessão, após gritos de “Fora, Temer”, um espectador perguntou à diretora sobre o fato de o filme passar mais tempo com o lado petista. Ela disse ter tido o acesso franqueado pelos dois lados, mas deixou claro que seu objetivo era “desconstruir a narrativa oficial que se contava à época do impeachment”, isto é, “que ela teria cometido um crime”.

Duas horas antes da sessão, um grupo de cerca de 20 brasileiros residentes na Europa aproveitou a exibição de “O Processo” para fazer um ato pró-Lula em Potsdamer Platz, a praça que sedia o festival. Sob frio de 4º C, empunharam faixas pedindo a anulação do impeachment.

Relacionado Posts

Prefeitura de Juazeiro modifica decreto do lockdown para delivery do setor varejista
Coronavírus

Novo decreto amplia toque de recolher no Ceará

Artistas e jornalistas lançam site para homenagear mortos por covid-19
Coronavírus

Juazeiro volta a registrar óbitos e confirma 60 novos casos de coronavírus nesta sexta (26)

Efetivo dobrado para garantir segurança durante a Expocrato
Policiais

Em Juazeiro mulher é presa em flagrante suspeita de agredir a pauladas animal de estimação

Mais Lidas

  • Gol deve voltar a voar de Juazeiro para São Paulo a partir de junho

    Gol cancela voo diurno no Aeroporto de Juazeiro do Norte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Novo decreto amplia toque de recolher no Ceará

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • URCA aprova criação dos cursos de Medicina e Turismo; Vestibular pode ocorrer ainda em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Crato tem chuva de 110 milímetros nas últimas horas; veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Juazeiro tem 40 novas vagas de emprego disponíveis nesta sexta (26)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Novo decreto amplia toque de recolher no Ceará

Juazeiro volta a registrar óbitos e confirma 60 novos casos de coronavírus nesta sexta (26)

Em Juazeiro mulher é presa em flagrante suspeita de agredir a pauladas animal de estimação

Coletivo cratense é contemplado com prêmio de fomento cultural e artístico do Ceará

URCA aprova criação dos cursos de Medicina e Turismo; Vestibular pode ocorrer ainda em 2021

Clemir Institucional
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist