A data para celebrar o rock foi criada em 13 de julho de 1985, pelo cantor e compositor inglês Phil Collins, em momento de empolgação durante apresentação no Live Aid, evento com objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia.
Festival que teve alcance mundial, estima-se que cerca de 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo de vários artistas, nos concertos realizados no Wembley Stadium em Londres para um publico de 82 mil pessoas, e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia para 99 mil pessoas.
Apesar da força do gênero, a “fama” e representatividade da data não pegou no exterior. Nos Estados Unidos, país onde o rock nasceu e ganhou conhecimento na década de 1950, com o Rockabilly influenciado pelo country de Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, e outros cantores populares que vieram da tradição do rhythm and blues, negro da época, como B. B. King, Chuck Berry e Little Richard. Tampouco na Inglaterra, onde o “Pop” e o charme inglês foi incrementado ao ritmo e se expandiu mundialmente na década de 60, com Beatles, Rolling Stones, The Who… e muitas outras.
A redação do Portal Badalo listou cinco álbuns nacionais e outros cinco internacionais para curtir esta data.