Se você ainda não teve um voo cancelado ou perdeu um compromisso importante em virtude de um longo atraso, sinta-se privilegiado. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cerca de 11,57% dos voos são cancelados no Brasil por ano, o que equivale a um total de 112 mil voos. Com isso, uma startup cearense lançou o “Resolvvi“, um sistema para solucionar problemas de passageiros que já passaram por este constrangimento.
A empresa está longe de ser um escritório de advocacia, haja vista que apenas um dos seus três fundadores é advogado, Jesus Hernandez, que ocupa o cargo de COO. Os outros dois sócios são os engenheiros de produção Bruno Arruda (CEO) e Patricia Autran (CMO). Dessa forma, o core business da empresa é oferecer a tecnologia necessária para que as pessoas possam obter a compensação em situações de voos atrasados, cancelados, overbooking e extravio de bagagem, sem burocracia.
E é justamente por ter foco em tecnologia que a empresa chamou a atenção dos investidores. “Resolver um problema como este é, sem dúvida alguma, uma dor comum entre a maioria das pessoas. A eficiência tecnológica da plataforma usada pela startup é evidente e, por isso, resolvemos embarcar nesse desafio aportando, além de capital, conhecimento e networking. Afinal, o setor aéreo segue aquecido no Brasil e tende a crescer ainda mais com a chegada de players internacionais”, afirma Rodrigo Borges, sócio da DOMO Invest.
Aporte de R$ 2.2 milhões
A startup “Resolvvi” que chamou recentemente a atenção dos três grupos de investimento. A empresa receberá R$2.2 milhões para acelerar seu crescimento.
O valor é o resultado de uma rodada de investimento liderada pela DOMO Invest, junto a GVAngels e Bossa Nova Investimentos. É a primeira grande rodada de investimento da empresa, que anteriormente em 2018 já tinha recebido R$150 mil da WOW Aceleradora de Startups.
Já a Bossa Nova Investimentos estava de olho na startup há um bom tempo. “Eu sempre tive a Resolvvi no meu radar. Acompanhei a evolução do negócio e quando eles ajustaram o modelo atual entramos. Tenho muita confiança no time e acredito na solução em relação ao problema que resolvem”, revela João Kepler, Partner da empresa.
Para Patrícia Osorio, uma das fundadoras do GVAngels, foi a simplicidade da solução que atraiu seus investidores: “A empresa encontrou uma forma tão simples de resolver uma dor que é praticamente impossível um consumidor não querer utilizar a solução. Além disso, atua em um mercado que só tende a crescer no país”, afirma a investidora- anjo.
Serviço prestado
Todo o serviço oferecido via aplicativo da Resolvvi é muito simples: basta que o cliente forneça um print da passagem referente ao voo cancelado e aguarde uma resposta. O atendimento é completamente online, inclusive o contrato é gerado dentro da plataforma com assinatura digital. Além da praticidade, outro ponto alto da solução é que os clientes só pagam se ganharem a causa, ou seja, não há custos iniciais.
“Atuamos no encontro de duas áreas historicamente ineficientes no Brasil, o mercado jurídico e de turismo. Com isso, há muita oportunidade para melhorar a maneira como o consumidor enxerga seus direitos, mas também em passar a dar para as companhias aéreas a oportunidade de atuarem de uma maneira satisfatória quando as coisas não saem como planejado”, explica Bruno Arruda, CEO da startup.