quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Praia do Cumbuco é a primeira do Ceará a receber selo ecológico

A Praia do Cumbuco, em Caucaia, a 20,3 km da Capital, foi a primeira praia do Ceará a receber o selo Bandeira Azul, chancela ecológica concedida às praias, marinas e embarcações de turismo com gestão ambiental adequada por normas internacionais.

Para se qualificar, o município atingiu diversos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, os quais devem ser mantidos e comprovados anualmente.

A cerimônia de certificação da Praia do Cumbuco será realizada em novembro deste ano. Leandro Alves, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), explica que três trechos foram analisados em toda a extensão do litoral do Cumbuco, resultando em mais de 280 amostras.

O resultado das análises comprovou que as águas do lucal possuem excelente qualidade, segundo o presidente. Assim, o selo Bandeira Azul torna a Praia do Cumbuco a primeira do Ceará e a maior extensão certificada pelo prêmio, com um total de quatro quilômetros.

Para manter a certificação, a Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), juntamente com o IMAC, vai implementar mais ações no local, como instalação de lixeiras, postos de salva-vidas, mapeamento de banheiros com acessibilidade e placas informativas com a logo do Bandeira Azul.

Fonte: O Povo

Outros Posts