sexta-feira, 24 de maio de 2024

PMCE premia 27 alunos de escolas públicas de Juazeiro do Norte por desempenho em redação

Alunos de 27 escolas da rede de ensino público, do município de Juazeiro do Norte, participaram, na tarde da última segunda-feira (12), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade contou com mil alunos na quadra do Ginásio Municipal Professor Santana, no bairro São Miguel, no município que integra a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Ao todo, 27 crianças tiveram suas redações escolhidas e estas receberam bicicletas como premiação do bom desempenho textual. A redação contou com o tema: “O que eu aprendi no Proerd e como vou usar em minha vida”. Na ocasião, os alunos desenvolveram o conteúdo ministrado em dez encontros divididos em três módulos: escola, polícia e família. As aulas do Proerd aconteceram uma vez por semana durante dez aulas.

A formatura foi realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do comando-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Mais de mil crianças participaram da cerimônia de conclusão do curso realizado no município.

“As aulas foram ministradas semanalmente e uma vez por semana durante 50 minutos. Os policiais militares do Proerd direcionam as crianças sobre o papel da PMCE na comunidade, além de conceitos de riscos e consequências, e como lidar com situações que provoquem tensões”, ressaltou o instrutor do Proerd e da Cogei de Juazeiro do Norte, subtenente Fontes.

Sobre o Proerd

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário que conta com a contribuição de 18 instrutores espalhados por todo o Estado. A atual edição contemplou 500 estudantes de 15 escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária entre nove e doze anos. Segundo dados do programa, 6.800 crianças foram formadas pelo curso somente neste semestre.

As ações do programa acontecem nas escolas, com a presença de policiais militares devidamente capacitados, que atuam de forma preventiva e sob um viés educacional e de responsabilidade social junto às comunidades, como mais um fator de proteção, contribuindo e se somando aos esforços das demais modalidades do policiamento ostensivo realizadas pela PMCE na promoção da segurança pública na região.

Fonte: SSPDS

Outros Posts