domingo, 03 de março de 2024

Pefoce e Aesp realizam curso para o uso de scanner a laser 3D em locais de ocorrências

Com o objetivo de capacitar os servidores que atendem locais de ocorrências, utilizando ferramentas mais modernas para a produção das provas materiais, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizou ao longo dessa semana o Curso de Escaneamento 3D. Voltado para uso em locais de crime, o equipamento, que pode ser utilizado em espaços abertos e fechados, produz imagens bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) dos lugares a serem periciados, trazendo mais informações, proporcionando uma otimização do tempo de perícia e determinando as probabilidades existentes de uma cena de crime.

Ministrado pelo perito criminal e supervisor do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), Welisson Tavares, o curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, que totalizaram 40 horas/aulas com a duração de cinco dias. A capacitação contou com as participações de peritos criminais e de auxiliares de perícia que atuam no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), equipes do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) e do Núcleo de Engenharia Legal. O curso é certificado pela Aesp/CE.

O curso

O curso vai trazer uma importante capacitação para os profissionais que atuam diariamente em locais de crime. Perito criminal e coordenador da Copec, Fernando Viana, falou sobre a relevância e o valor que o curso tem para esses servidores. “Essa foi a primeira turma do curso de escaneamento a laser 3D voltado para locais de crime. A atividade contou com a participação de 14 profissionais e brevemente nós teremos a segunda turma logo no começo de 2023, formando novas turmas para capacitar cada vez mais nossa equipe e resultar em laudos periciais com melhor detalhamento para as autoridades investigadoras e julgadoras”, destacou.

Outros Posts