domingo, 03 de março de 2024

Ceará registrou chuva em 129 dos 184 municípios do Estado nas últimas 24 horas.

O  Cariri acumulou, pelo 2º dia consecutivo, as principais chuvas do Ceará, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados mostram ainda, que interior do Ceará, principalmente o Cariri, deverá seguir com alta possibilidade de chuva até esta quinta-feira (27).

As precipitações estão relacionadas à atuação de áreas de instabilidade  associadas a um sistema frontal que se desloca pelo oceano Atlântico e colabora para haver maior presença de umidade na maioria do Nordeste do Brasil. Nas demais áreas do Ceará, as chuvas estão ligadas ao sistema de brisa, a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo.

As maiores chuvas na Região do Cariri, foram:

Missão Velha (Gameleira de São Sebastião) 148mm
Abaiara 145 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: JUAZEIRO DO NORTE) : 127.7mm
Porteiras (Posto: SITIO SACO): 115mm
Crato (Posto: LAMEIRO): 112mm
Crato (Posto: CRATO) : 108mm
Barbalha (Posto: BARBALHA): 104mm
Brejo Santo (Posto: POCO DO PAU): 103.4mm
Brejo Santo (Posto: BREJO SANTO): 102mm
No Sitio Popôs em Juazeiro foram 96mm
Jardim (Posto: SITIO BONSUCESSO): 79mm
Barro, ( Brejinho) 68,6 mm

Segundo a ENEL Distribuição Ceará, as  chuvas foram acompanhadas de raios na madrugada de hoje, (26). Por consequência disso, algumas localidades acabaram ficando sem eletricidade. Em nota, empresa esclarece que realizou manobras na rede e aumentou o efetivo emergencial de campo o mais rápido possível, para normalizar a distribuição, para prevenir novas ocorrências.

 

Outros Posts