O Ceará continua a afirmar a sua presença na economia brasileira e, pelo constante investimento do estado em novas indústrias e na consolidação dos setores já existentes, municípios como Fortaleza chegaram a ser reconhecidos como a economia número um do Nordeste. Nesse sentido, vários domínios de trabalho têm ganho destaque no panorama brasileiro pela sua contribuição não somente financeira, mas também cultural e turística, o que coloca o estado cearense na vanguarda da mudança e do progresso.
O Brasil sempre demonstrou a sua força empresarial e, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mercado apresenta um crescimento significativo, principalmente em outubro de 2020. Também o volume de produção vem aumentando e, entre julho e setembro de 2020, a produtividade cresceu em 25,8% em relação ao segundo trimestre de 2020, o que se reflete num aumento em cerca de 8% no volume de produção por trabalhador.
Como consequência, vários estados viram os seus setores impulsionados e o Ceará destacou-se ao registrar a criação de mais de 82 mil empresas só em 2020, ou seja, um aumento de 18% perante o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).
A capital do estado não ficou para trás e, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com dados de 2018, Fortaleza foi considerada a maior economia da região nordestina devido ao seu Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 67,02 bilhões, ultrapassando municípios como Salvador. Contribuindo para o PIB do país em cerca de 1%, Fortaleza destaca-se dentro do próprio estado ao cooperar em 43% para a economia do Ceará. Além disso, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reconheceu a cidade como o melhor município no que diz respeito ao modo de administração regional.
Projetos no turismo, entretenimento e agricultura conquistam locais e visitantes
Apesar dos serviços estarem à frente em relação à contribuição para o PIB de Fortaleza, muitos outros setores se destacam no mercado cearense, entre os quais o turismo. Efetivamente, só o aumento no número de turistas é considerável e em 2019 foram registrados 7,2 milhões de viajantes segundo a Empresa Brasileira de Transporte Aéreo (Infraero) e a Fraport Brasil, o que se reflete em 59,6 mil viagens de avião no município.
Por outro lado, Fortaleza vai além das suas praias paradisíacas e o turismo cultural e de natureza tem caminhado a passos largos, conquistando turistas brasileiros e internacionais. Exemplo disso é o Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba, reconhecido como Patrimônio Histórico-Cultural e Natural do Município de Fortaleza. De fato, aqui você pode não só observar a paisagem envolvente, como também saber mais sobre os animais da região e a sua conservação.
Também o entretenimento tem garantido o seu espaço e a sua contribuição para o crescimento da economia é cada vez maior. Com a ascensão dos jogos online nos quatro cantos do globo, este mercado tem captado a atenção das cidades brasileiras e várias iniciativas têm sido criadas para fazer crescer o setor no país. Entre elas destaca-se o Studio Games Fortaleza, o local de sonho para qualquer gamer do Nordeste. Com simuladores de voo, consoles e até dispositivos de realidade virtual, este espaço também conta com vários computadores que permitem que você jogue desde o popular Fortnite, um multijogador de sobrevivência, até clássicos de casinos como as slots grátis, atualmente disponíveis no mundo online e que se destacam pela variedade de versões: 3D, temáticas, sem download ou em vídeo.
Por outro lado, pela importância da agricultura para a região, este setor é alvo de um investimento significativo e, com a criação do Projeto Hora de Plantar 2020/2021, 150.245 agricultores do estado contam tanto com apoios monetários como materiais.
Efetivamente, Ceará tem garantido o seu espaço na economia brasileira e, por isso, capta a atenção de investidores, visitantes, mas também dos locais. Desta forma, pelas suas iniciativas inovadoras, principalmente em Fortaleza, a contribuição da região para o desenvolvimento do país é cada vez mais evidente.