quinta-feira, 18 de julho de 2024

HRVJ realiza primeiras cirurgias proctológicas

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), começou a realizar cirurgias proctológicas. No último 26 de dezembro, dois procedimentos de hemorroidectomia foram feitos.

As intervenções serão efetuadas conforme o surgimento de demandas oriundas do ambulatório de Proctologia do próprio equipamento. Ao todo, 269 cirurgias gerais foram realizadas no HRVJ, entre hernioplastia inguinal, umbilical, incisional e epigástrica, além de ressecção de tumor de partes moles, debridamento de úlcera, colecistectomia, ooforectomia, extirpação e supressão de lesão, exérese de cisto ependimário e excisão de tumor de pele.

A coordenadora do Centro Cirúrgico, Rhanna Façanha, descreve as operações como um marco para a região do Vale do Jaguaribe. “Essa demanda era referenciada para outros hospitais e, agora, traz um impacto positivo na qualidade de vida dos nossos pacientes”, disse.

O Centro Cirúrgico do HRVJ foi inaugurado no dia 22 de setembro de 2022. No mês seguinte, cirurgias por vídeo já eram realizadas no setor. A primeira foi a de remoção de ovários (ooforectomia) em uma paciente de 39 anos. Esse tipo de procedimento é indicado quando observada a presença de abscessos, cistos ou alterações indicativas de câncer nas glândulas reprodutivas.

As videolaparoscopias são feitas por meio de pequenas incisões, sem a necessidade de cortes. Além disso, ocorre pouco sangramento, proporcionando a pacientes uma recuperação mais rápida e possibilitando retorno às atividades cotidianas em curto prazo.

Outros Posts