O mês de novembro foi marcado pela volta da movimentação em aeroportos regionais do Ceará. No Aeroporto Regional de Jericoacoara, as frequências aéreas retornaram no último domingo (22). Segundo Fábio Farias, gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), a previsão para dezembro é de maior retomada e intensificação dos serviços. Além de Jericoacoara ter um aumento no número de voos, Aracati vai voltar a receber aviação comercial.
A partir do dia 2 de dezembro será realizado voos operados pela Gol entre Jeri e Guarulhos (São Paulo) às quartas e domingos. Com a alta temporada e a expectativa para o aumento do fluxo, há uma previsão de frequência diária, que seria entre 18 de dezembro e 31 de janeiro.
A companhia aérea Azul, que retornou com as operações entre Jeri e Confins (Belo Horizonte) há duas semanas, está com duas frequências semanais (quintas e domingos) e vai aumentar mais um dia em dezembro. Ela também realizará ligação com Guarulhos a partir do dia 20 de dezembro. Além disso, de 7 de dezembro a 31 de janeiro, a empresa ofertará voos entre Fortaleza e Jericoacoara.
Já em Aracati, no dia 17 de dezembro, por meio de operações da Azul, o aeroporto Dragão do Mar vai retomar ligação comercial com o aeroporto de Viracopos (Campinas-SP). As frequências serão às quintas e domingos.
Desde 21 de março, quando os serviços de voos comerciais regulares foram interrompidas nesses aeroportos em função da pandemia da Covid-19, a SOP executou ações de manutenção nos equipamentos. A fiscalização das medidas sanitárias em vigor de ambos ficam a cargo da concessionária, de administração do Consórcio Aeroportos Ceará.