terça-feira, 23 de abril de 2024

Funceme: Ceará deve permanecer com tempo estável

O início desta semana deve apresentar predomínio de condições estáveis, ou seja, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, porém, há possíbilidade de chuvas pontuais entre os litorais de Fortaleza e Pecém entre as madrugadas de manhãs até quarta-feira (23).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações pontuais esperadas para a faixa litorânea se dão pela aproximadas de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, assim como o efeito de brisa, que são ventos noturnos que sopram do continente em direção ao mar.

Temperatura e umidade

Em razão da manutenção do tempo estável, durante as tardes, a tendência é de temperaturas máximas em torno de 36 °C em municípios do Sertão Central e Inhamuns, da Ibiapaba e do Litoral Norte. Já as mínimas, que ocorrem entre madrugada e manhã, deverão apresentar valores em torno dos 19 °C em alguns áreas de serra localizadas no sul e no noroeste do Estado.

Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza, são esperados picos de até 30°C e mínimas em torno de 25 °C.

Em relação à umidade relativa do ar, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e no Cariri têm previsão de tempo mais seco com taxas entre 25% a 35%, enquanto que no norte os valores deverão ser superiores a 70%, principalmente próximo à faixa litorânea.

Ventos

Quanto aos ventos, a Funceme indica rajadas em torno de até 45 km/h na região litorânea bem como em áreas de serra, com destaque para a Ibiapaba

Outros Posts